terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

As Novelas da Rede Globo são tudo de bom

As novelas da Rede Globo são tudo de bom para alienar as pessoas, são tudo de bom para a Rede Globo manter o seu status quo. "Os pensamentos da classe dominante são também, em todas as épocas, os pensamentos dominantes" (Marx). As pessoas das camadas mais baixas da sociedade pensam como as elites que mandam e desmandam no Brasil. O proletariado reproduz o pensamento burguês. Mas como se dá isso? Marx explica:

Os pensamentos da classe dominante são também, em todas as épocas, os pensamentos dominantes, ou seja, a classe que tem o poder material dominante numa sociedade é também a potência dominante espiritual. A classe que dispõe dos meios de produção material dispõe igualmente dos meios de produção intelectual; de tal modo que o pensamento daqueles a quem é recusado os meios de produção intelectual está submetido igualmente à classe dominante. Os pensamentos dominantes são apenas a expressão ideal das relações materiais dominanteGustavo era um rapaz bom e pobre, mas que venceu na vida. Graças ao seu talento e esforço, se tornou um dos maiores perfumistas da atualidade, dono de uma grande empresa de perfumes e cosméticos. s concebidas sob a forma de idéias e, portanto, a expressão das relações que fazem de uma classe a classe dominante; dizendo de outro modo, são as idéias e, portanto, a expressão das relações que fazem de uma classe a classe dominante; dizendo de outro modo, são as idéias do seu domínio”. (Marx, 1976: 55 e 56)

Outro dia eu estava procurando alguma coisa para fazer, estava com muito tédio e queria um passatempo, então fui assistir as novelas do plim-plim: Cama de Gato e Tempos Modernos. A 1ª novela cujo protagonista é o sr. Gustavo Brandão interpretado por Marcos Palmeira é um ricaço, empresário. Assim o descreve o sítio da Rede Globo:

Gustavo era um rapaz bom e pobre, mas que venceu na vida. Graças ao seu talento e esforço, se tornou um dos maiores perfumistas da atualidade, dono de uma grande empresa de perfumes e cosméticos. (sic)

Com isso a Globo quer inculcar que qualquer um pode vencer na vida, veja só o Gustavo era um rapaz bom e pobre, isto é, honesto e trabalhador e mesmo assim venceu na vida. Venceu graças ao seu talento e esforço. Se alguém não vence na vida é por ser preguiçoso, vadio, que não faz esforços.
É evidente que os telespctadores engolem toda essa xaropada sem pé nem cabeça e essa ideologia acaba por fazer parte do senso comum. Outro dia estava com minha mãe adotiva a passear pela cidade, quando ela encontrou com um a senhora que puxou assunto:

"Nossa como esse povo desta cidade é mal-educado na Europa não é assim" - afirmou a senhora.
Quis lhe perguntar se ela já esteve na Europa mas prefiri não fazer tal pergunta para não constrangê-la.
Ela continuou com suas filípicas: "Também esse é o povo que elege corruptos, em outras partes do mundo não existe corrupção". Eu não quis chamá-la de burra, porém vontade não me faltou. Disse-lhe: Senhora, existem muitos países corruptos e mais corruptos do que o Brasil.
Ela meneou a cabeça e continuou com seu sermãozinho chato de como o Brasil é péssimo, de como ninguém quer nada com a hora do Brasil, etc...
Passando por um supermercado, elogiou em minha frente ao dono do mercado que é português e por isso trabalhador, dizendo que ele é um exemplo de honestidade. Começou com uma vendinha, mercearia e hoje tem um grande mercado.
Novamente não quis desautorizá-la porque não adianta conversar com pessoas de mentes estreitas, você se aborre e se emburrece. Mas o que essa senhora não sabe é que esse dono do mercado, paga um salário de miséria para seus funcionários, sabe aquela história da mais-valia? Se não sabe e quer saber clique aqui.

Provavelmente essa senhora que disse que na Europa tudo é bom e que aqui nada presta e que defendeu o dono do supermercado é telespctadora das novelas da Rede Globo, uma vez que reproduziu com perfeição o pensamento da classe dominante.

O segundo exemplo de alienação é a novela das 7, Tempos Modernos que mostra o protagonista da novela Leal Cordeiro interpretado por Antônio Fagundes, como um homem que veio do nada tornou-se bem sucedido sendo honesto, trabalhador sem nunca ter trapaceado ninguém!

Leal era um "zé-ninguém" e mesmo sendo analfabeto construiu um moderníssimo edifício, e sendo honesto, trabalhador ficou rico!!!

O que a Globo deseja com essa artimanha? Deseja ludibriar seus telespctadores e "mostrar-lhes" que mesmo sendo pobres, analfabetos, honestos e trabalhadores poderão vencer na vida. E quem não vence é porque é vagabundo, é isso o que se conclui lógicamente.

E tem gente que acredita nesses contos de fadas, como são tristes esses tempos modernos!!!

Nenhum comentário: