sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Avatar - Um filme perigoso


Após ler muitos comentários no Twitter e nos blogs sobre o filme Avatar, ontem fui assistir esse filme.
O filme Avatar é muito bom, seja pelo enredo seja pelos efeitos especiais.
O filme conta a estória do planeta Pandora, onde vive o povo Navi (esses aí da foto acima). O povo Navi vive em perfeita união com a natureza.



"Os pesquisadores humanos coordenados por Dra. Grace Augustine (Sigourney Weaver) criaram o Programa Avatar, híbridos humano-Na'vi geneticamente modificados. Um humano que compartilhe material genético com um Avatar é mentalmente ligado e pode se conectar através de conexões neurais que permitem o controle do corpo do Avatar. Jake Sully (Sam Worthington) é um ex-fuzileiro paraplégico, que vai para Pandora querendo dinheiro para uma operação que o curaria da paralisia. O irmão gêmeo de Jake, Thomas, era um cientista do programa Avatar e ao morrer, Jake é chamado para assumir seu lugar no programa por sua similaridade genética que permitiria compatibilidade com o Avatar do irmão. Dra. Augustine não fica contente com a substituição, pois o irmão de Jake era um cientista com anos de treinamento para participar do programa. Jake, por sua vez, nunca usou um Avatar e não tem nenhum conhecimento sobre a cultura Na'vi. A equipe de pesquisa deixa que ele participe do programa, tendo-o mais como um segurança do que como um cientista.

Quando Jake está servindo de escolta para Grace e o biólogo Norm Spellman (Joel David Moore) em forma de Avatar, ele é atacado por uma criatura local e se perde do resto do grupo. Na selva, é salvo por uma Na'vi fêmea, Neytiri (Zoë Saldaña). Neytiri inicialmente quer deixar Jake, mas após ele ser coberto por sementes da Árvore da Vida, decide levá-lo para a Casa da Árvore, onde mora seu clã, os Omaticaya". [Wikipédia]

Os humanóides Navi são considerados pelos seres humanos como inferiores, por não terem desenvolvimento tecnológico e por viverem em comunhão com a natureza. O soldado Jake com o seu avatar, é salvo por Neytiri. (A princípio ela queria matá-lo, mas uma semente da árvore da vida posou em sua flecha e ela desistiu da ideia, salvando-o.) Ela levou Jake para sua tribo, onde foi recebido de forma pouco amistosa.

Neytiri foi incumbida de ensiná-lo a viver como um navi. Quando ele saía de seu avatar e voltava ao seu corpo contava tudo aos militares. A doutora Augustine, que não gostava dos militares o levou para uma base remota, onde ele não sofresse tanta influência do coronel Miles Quaritch.

Jake, começou como um espião entre o povo Navi e no meio de sua missão, ficou confuso, com crise de identidade, mas ao fim reconheceu-se como um navi.

_________________________________________
Análise do filme

Como diz o título desta postagem Avatar é um filme perigoso para quem pensa ou faz pensar.

Do que trata o filme? Qual é a sua mensagem?


O filme é uma crítica ferrenha ao capitalismo e ao militarismo dos EUA. Avatar mostra como o capitalismo destrói a natureza em nome da ganância. Os humanos querem destruir a terra dos navi por causa de um minério e para isso, se utilizam do exército. O coronel Miles Quaritch no final do filme, quando deseja fazer uma guerra contra os navi, faz um discurso persuasivo: "Eles são selvagens, eles pensam que sua divindade irá salvá-los" etc... Qualquer semelhança com os discursos de George W. Bush a respeito do Afeganistão e do Iraque não é mera coincidência.

Como o filme bem mostrou os Estados Unidos (a humanidade em Pandora) são um país bélico, e os militares são retratados como gente de pouca inteligência e muita força. Os militares na visão do Avatar são pessoas que não respeitam a alteridade, são egoístas e sanguinários, não se importando com animais, velhos, crianças e doentes. Cumprem ordens cegamente.

O povo navi é um povo pacífico, que está em contato com a natureza como nossos indígenas que ainda não foram contaminados pela cultura branca.

O filme Avatar passa a mensagem de que nenhum ser vivo é melhor do que os outros, que nenhum ser vivo é especial, mas todos fazem parte da natureza, todos são irmãos e filhos de Eywa que para nós seria Gaia, A mãe Terra. O filme mostra um profundo respeito, um respeito religioso pelos animais e pelas plantas. Infelizmente há crentes protestantes fundamentalistas que andam por aí dizendo que Avatar é um filme demoníaco. Essa gente vê demônios em tudo o que é lugar, só não vêem onde deveriam ver: em suas imagens refletidas no espelho ou em suas fotografias. Claro, isso é compreensível pois os EUA é um país majoritariamente protestante e por isso capitalista e por isso bélico. Os protestantes fundamentalistas não amam e nem respeitam a natureza, se acham seres especiais e pensam que seu país pode fazer guerra quando e com quem bem entender. Por essas e outras fica difícil para um pentecostal gostar desse filme. É fato que a maioria da população estadunidense apoiou a guerra no Iraque, e essa população não é preciso dizer que é "evangélica" ?

Avatar promove o panteísmo de Espinosa e Einstein, o que é uma coisa deveras sensata. Se o cosmos é eterno então Deus pode ser o universo e nós estarmos imersos na divindade. O que não impede os cristãos de serem panteístas pois já tivemos exemplos na Idade Média como João Escoto Erígena e Francisco de Assis.

O filme Avatar é um tapa na cara com luva de pelica nessa nação imperialista e fanática que são os EUA.

Em tempo: O filme também mostra a ação destrutiva dos países "civlilizados" como os EUA e que se os países ricos pudessem colonizar outros planetas o destruiriam rapidamente em busca do lucro.

Um comentário:

Mari disse...

só eu nao vi ainda.... =/