segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Timeo hominem unius libri

A frase que dá nome a este texto é atribuída à Tomás de Aquino, e em português significa: "Temo o homem de um livros só". O que o grande pensador quis dizer com isso? Segundo os críticos, ele quis dizer que temia aquela pessoa de pouca cultura e de poucos livros ou mesmo de um só, mas que conhecia bem a fundo a sua especialidade. Daí seria melhor conhecer uma só coisa profundamente do que conhecer muitas coisas superficialmente.

Já outros interpretam essa frase acerca das pessoas que se apegam a uma opinião, cujo horizonte é estreito e não aceita outra opinião, e nem tem coragem de ler outro tipo de literatura, como é o caso dos fanáticos religiosos que são homens de um único livro, por exemplo: cristãos fundamentalistas que só aceitam a Bíblia e os mulçumanos que só aceitam o Corão. Eu tenho medo do homem de um livro só, porque para ele tudo está na Bíblia e o que não está na Bíblia é falso. Ele não aceita a Teoria da Evolução simplesmente porque em seu livro diz que Deus criou o universo em 6 dias. Outros homens de um livro só, não trabalham no sábado porque esse mesmo livro diz que é pecado transgredir esse dia. Os homens de um livro só odeiam a ciência porque ela revela que grande parte de seu livro é baseado em mitologias e contém erros históricos e geográficos. Claro que a ciência não quer dizer que a Bíblia, o Corão ou a Triptaka não são sagrados. A ciência apenas demonstra que esses livros não são manuais de história, geografia, biologia ou de geologia.

É preciso reverter essa situação e fazer com que nossos jovens (falo de jovens porque os velhos já estão perdidos em sua ignorância e certezas) sejam pessoas de muitos livros. De uma cultura universal e rompam as barreiras da alienação, assim criarão uma sociedade mais tolerante ou menos intolerante.

2 comentários:

Ravick disse...

Ah... Se esse pensamento fosse mais bem disseminado...

_____

Minhas professoras de religião diziam que "a bíblia não é um livro só, são 72 (é isso, né?) livros"...

Porém...

Eu estou lendo "Os 100 livros que mais influenciaram a história da Humanidade", e isso não quer dizer, absolutamjente, que li 100 livros! Meramente li a visão de Seymour-Smith sobre eles...

ASsim como posso compliar 50 os maiores livros de autores tubaronenses, e, ainda assim, seria um único livro, pois que foi compliado por um autor, mesmo que a escolher obras de outros...

Fernando Rodrigues Felix disse...

A Bíblia é um conjunto de 72 livros para católicos ortodoxos e romanos e 66 livros para os protestantes.

Mas a Bíblia é tida como um único livro por ser considerada a Palavra de Deus. Para os fanáticos, somente esse livro goza de autoridade, não se precisando de outros. =)