segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Ainda falando em livros

Ontem falei um pouco sobre a história dos livros. Fiz uma comparação entre a Idade Média e nossos tempos. Tinha dito que as pessoas de hoje tem acesso aos livros e podem adquiri-los. Qualquer pessoa hoje pode ser mais culta que os antigos.
o homem contemporâneo só não lê porque não quer ou por ser analfabeto, pois até deficientes visuais lêem em braile. O homem de hoje dispõe de bibliotecas, sebos, brechós e da internet. Se ele não tem dinheiro para comprar ou não quer gastar com livros, ele pode fazer download de e-books gratuitos (livros eletrônicos). Há centenas deles na internet. Hoje as pessoas tem um acesso praticamente ilimitado do conhecimento, como nunca houve na história da humanidade.
Caro leitor na Idade Média muitos queriam ler e não podiam seja porque eram analfabetos, seja porque dispunham de pouco dinheiro ou porque o livro era considerado perigoso para a "fé e os bons costumes". Hoje temos livros de sobra e liberdade para ler e a maioria das pessoas não quer ler. Tristes tempos, em que a ignorância voluntária é enaltecida!

Nenhum comentário: