quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Nos domínios do fetichismo...

"Mais numeroso do que os grãos de areia do deserto...
Mais numeroso que as gotas dágua do Oceano
Mais numeroso do que as ervas que revestem a face da terra
Assim filho meu, é o número dos tolos!"




Para mim uma religião fetichista, cujo objetivo seja a obtenção de bens ou coisas materiais não faz sentido algum. A exceção dos milagres realizados pelo divino Mestre não creio em milagre algum.
Julgo que mundo seja regido por leis naturais inflexíveis e não creio em intervenções ou consertos.
Jesus Cristo para mim não é taumaturgo mas acima de tudo fonte de inspiração ética para a conduta e a religiosidade um tipo de compreensão mais amplo que dá sentido a existência.
Portanto o que busco na Ortodoxia ou no Catolicismo ortodoxo é inspiração para a conduta e um sentido mais largo e profundo para a vida e não coisas ou objetos materiais.
Simplesmente não creio em milagres no tempo presente e contento-me plenamente com o patrimônio teológico oferecido pela igreja antiga.
Religioso sim: fetichista não, em minha visão de mundo naturalista ou semi deísta não há espaço algum para a magia.

***
Ontem na feira cruzamos com uma fanática em cuja camisa estava escrita a seguinte mensagem 'cristã':
" Estou em guerra contra: a religiosidade, a masturbação, a idolatria, a homossexualidade, o adultério, o jogo, etc, etc
NENHUM MENÇÃO SEQUER A FOME, A MISÉRIA, AO ÓDIO, A INJUSTIÇA, A FOFOCA!!!!
Abro os Santos Evangelhos em Mateus 25 e leio: TIVE FOME E ME DESTES DE COMER!!!!... ESTIVE NU E ME COBRISTES...
Mas esses biblistas de camarote se esqueceram disto...
Preocupam-se doentiamente com a sexualidade alheia e ignoram supinamente as verdadeiras exigências do Evangelho! AUTÊNTICA PERVERSÃO RELIGIOSA!
O QUE FIZERAM COM O NOSSO CRISTIANISMO???
Não é contra o ateísmo que temos de murmurar em primeiro lugar mas antes de tudo contra esse neo cristianismo individualista, teórico, idealista, fideista e pervertido!!!

***
Ao regressar da perícia médica cruzei com um carro que mais parecia uma lata velha, enferrujado, mal pintado, recauchutado, etc sendo que no vidro da frente estavam escritas as seguintes palavras em letras garrafais: CONFIA NO SENHOR E ELE TUDO FARÁ POR TI!
Ainda se fosse uma Ferrari do ano... Mas era uma lata velha feia, horrorosa e sem valor algum. Pensei com meus botões: Ou esses ai confiam pouco rsrsrsrs ou o senhor tá fazendo muito pouco pelos seus escravos...
Alias se ele tudo faz por seus fanáticos porque precisam encher os tanques dos carros com combustível pago ao invés de enche-los com água de torneira abençoada pelo pastor???
Façam seus carros andarem movidos por oração... ao invés de ficar falando em milagres demonstrem!!!

                          
***

Hoje pela manhã, quando estava me dirigindo a perícia médica para levar alguns papéis acabei parando na lojinha da Dna Marocas pra saudar dos amigos e tomar dedinho de prosa.

E como a filha da pobre senhora tenha se 'convertido' ao evangelismo e sou ex protestante o tema da conversa acabou sendo o fanatismo religioso, milagres, fetichismo, etc

Conversa vai conversa vem a boa sra acabou confidenciando que há coisa de poucos dias uma de suas clientes, que acabava de sair de uma reunião na universal, aparentava estar meio pra baixo de modo que nossa amiga acabou perguntando-lhe sobre a razão de estar assim tão triste.

A resposta não tardou vir a tona nos termos que reproduzo literalmente abaixo:

"Como a sra sabe acabo de vir da reunião ai na Igreja né.

Acontece que pago o dízimo em dia, faço ofertas, participo das correntes, oro, jejuo e continuo sem um mísero cobre no bolso e a geladeira completamente vazia sem um naco de pão."

Mas mulher, tornou minha amiga, por que ao invés de pagar o dízimo e fazer ofertas a sra não guarda o dinheiro pra ir ao mercado e comprar arroz, feijão, pão, etc

"Por que o pastor me disse que se eu pagasse o dízimo e fizesse ofertas, tivesse fé em Jesus minha geladeira ficaria cheia com tudo que é comida boa e de primeira."

Sem trabalhar? Tornou Dna Marocas.
"Mas minha sra se tiver de trabalhar pra que serve a fé, e os dízimos, e as ofertas??? Ou os anjos hão de por comida na minha geladeira em nome de Jesus ou deixarei de pagar o dízimo e de ofertar...
Trabalhar, disse o pastor, é coisa de incrédulo, nós crentes vivemos pela graça do deus do impossível."



DEPOIS DESSA MEU AMIGO, BAS NOITE!

Nenhum comentário: