segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Executivo não é legislativo e outros problemas de não saber votar




Eu não gosto da democracia representativa, não, não gosto da democracia indireta, mas é o que temos e se se abstém dela com a desculpa de corrupção, querendo ou não você estará colaborando para que fanáticos como Feliciano cheguem ao poder e que pessoas que são contra os direitos humanos permaneçam no congresso. Como já escrevi em outra postagem eu não acredito na política do quanto pior melhor ela não passa pelo crivo da realidade, ela não provoca revolta. Não acredito no tal processo histórico de Marx, não acredito nesses determinismos economicistas. Deixo um texto meu que postei no facebook na manhã de hoje.

Na verdade a nossa democracia representativa (plutocracia) está cada vez mais semelhante ao dos EUA. Lembro que o partido de Bill Clinton foi derrotado por causa dos "escândalos sexuais" pois o povo de lá se importa mais com "a moral e os bons costumes" do que os avanços nas áreas sociais e o Brasil está se tornando semelhante ao povo de lá.

É evidente que o PT tem que ser um partido corrupto, porque o povo elege uma presidente, mas elege para o legislativo partidos de oposição ou partidos supostamente neutros, se o PT quiser avançar na área social vai precisar do legislativo porque são os deputados que fazem as leis. Nenhum presidente governa sem o legislativo isso é impossível, daí a corrupção, porque o PT não tem a maioria no congresso, daí ter que dialogar com os setores mais conservadores da sociedade como parte da bancada evangélica, dialogar com outros partidos, dar mensalões, vender ministérios, etc...

O próprio povo é o culpado por isso, ou melhor esse sistema já foi feito para não funcionar direito. O povo reclama da corrupção do PT mas vota em deputados antípodas ao PT e depois quer que o PT avance na área social sem fazer corrupção, infelizmente o povo pensa que o (a) presidente faz tudo sozinho(a). Pensa que faz as leis e as sanciona.

Enfim não sou petista e particularmente não gosto do PT mas tenho que reconhecer que na atual conjuntura é o melhor que o país tem para oferecer para as massas sofridas.

Nenhum comentário: