sexta-feira, 20 de maio de 2011

Agradar a gregos e troianos?

Foi-se o tempo que eu escrevia para agradar meus leitores, e sempre que fazia isso, sempre aparecia alguém com críticas sujas baseadas em suas frustrações. Hoje eu escrevo para mim e se alguém gostar tanto melhor e se "não gostar, permito que vá à bosta" (Rocha Ramos).

Quem critica, critica porque gosta ou porque é um espírito de porco. Quem ama critica para melhorar o texto do amigo, agora os espíritos de porcos criticam pelo simples prazer de criticar, não tem nenhum fundamento, falam do alto de suas respectivas ignorâncias. Estão fundamentados na areia movediça da estupidez. Tem muito pascácio que pensa que xingar vence debate, que ofender é argumentação. Mas que esperar dos boçais a não ser boçalidade? Ninguém dá aquilo que não tem, já dizia o ditado romano, como pode o estúpido dar sabedoria?

Hoje para escrever não procuro artifícios para agradar a quem quer que seja, sei de minha capacidade, escrevo num ato egoísta, escrevo para desabafar, para expor meus pensamentos e ideias para mim mesmo, ainda que ninguém venha a ler meus escritos. E desde que mudei minha postura, as pessoas passaram apreciar mais o meu estilo, por isso só posso concordar com Nietzsche: "Princípio do amor ao próximo: Ama-te e todos te amarão".

2 comentários:

J.L.Tejo disse...

Sendo que uma boa crítica é sempre importante. Como diz Humberto Ávila, a melhor forma de mostrar respeito intelectual (a algum autor, teoria etc) é a...crítica.

Professora Lu disse...

Oi amigo, ando numa correria tão grande. A pós vem me consumindo.... mas estou feliz, não posso negar. Ainda meio preocupada com algumas incertezas, mas tudo bem... faz parte!
Sempre gostei da tua postura e você está mais do que certo.... e agradeço por sempre me fazer pensar mais e mais...
Aprendo muito aqui... e o que não concordo , sei que tenho a liberdade de dizer... ( e sei tb que você irá rebater, adoro isso!)
Um beijo grande.... com carinho,
Lu