sexta-feira, 16 de abril de 2010

A navalha de Ockham




Li outro dia o artigo do Carlos Barth O Fim dos Tempos no qual ele fala de pessoas que vêem o cumprimento de profecias bíblicas e não bíblicas nas catástrofes. Então aproveito a deixa para falar da navalha de Ockham:

"Segundo a navalha de Ockham , a hipótese aceita deve ser a mais simples das hipóteses que explicam um dado fenômeno". [1]

As pessoas tinham tantas hipóteses e foram escolher as mais improváveis e ridículas para explicar as catástrofes naturais: castigo de Deus, fim do mundo, avisos de que um novo mundo vai chegar, etc...
Infelizmente as pessoas preferem se apegar mais à hipóteses estranhas do que procurar uma explicação natural para os fenômenos que nos cercam, que seriam bem mais simples e convincentes.

Quando a Terra treme qual é a explicação? Deus, Deus está com "raivinha" de uma certa parcela da população. Ninguém quer saber de explicações naturais... Gripe suína? Encosto, demônios, etc... e no entanto não poucos crédulos vão tomar a vacina contra o vírus H1N1 (gripe suína).

O vídeo abaixo, mostra o conflito de Joana D'arc com sua consciência. Ela tenta justificar sua "missão" dizendo que a espada desceu dos céus e lhe fora enviada por Deus. A consciência lhe mostra que ela tinha tantas opções (hipóteses) para ter encontrado a espada para escolher e escolheu a mais absurda. No fim a consciência lhe diz: "você viu o que queria ver".





Nota: [1] WYNN,Charles M, et alii. As Cinco Maiores Ideias da Ciência. Ediouro, São Paulo, 2002

2 comentários:

Nekomata Reikainosuke disse...

Acho que o critério "o que é mais familiar" sobrepuja o "o que é mais simples" graças a anos de lavagem cerebr... digo, educação imposta às massas. Infelizmente somos treinados para sermos acríticos e passivos.

Fernando Rodrigues Felix disse...

Nekomata Reikainosuke seus comentários são sempre inteligentes e objetivos, obrigado pela preferência.

Concordo plenamente com você: "Acho que o critério "o que é mais familiar" sobrepuja o "o que é mais simples