quarta-feira, 31 de março de 2010

As 10 pragas do Brasil

É assaz conhecida a história das 10 pragas que Moisés lançou contra o Egito. E Moisés o fez para que faraó libertasse seu povo da opressão, mas não é dessa história que eu quero falar. Falo de outras 10 pragas lançadas contra o Brasil, mil vezes piores que as pragas lançadas por Moisés contra o Egito.







Não sei se essas pragas foram lançadas por alguém ou por algo, fico aqui especulando se foi algum indígena oprimido ou se foi um escravo negro, ou se foi o acaso ou se essas pragas nada mais são que o resultado da formação histórica e política do Brasil. Só sei que essas pragas foram muito bem lançadas pois são infinitamente piores que as pragas do bíblico Moisés.





Sem mais delongas vamos ao que interessa:





As dez pragas do Brasil





DEM e PSDB: O DEM porque é o partido da extrema-direita, o partido herdeiro do fascismo militar que atrasou o Brasil e que hoje defende o neoliberalismo. E o PSDB por causa do desgoverno do senhor FHC, que privatizou tudo quanto pôde e deixou a dívida externa muito maior do que quando tinha entrado no governo. E o que falar da transação da Telebrás?



2ª O Carnaval. Sim caro leitor, o carnaval é uma praga sim. A finalidade do carnaval é alienar as massas, de modo que essas extravasem todas suas frustrações e revoltas que sofreram no ano anterior e após os 4 dias de folguedos voltem a sua realidade medíocre como meras ovelhas. O carnaval funciona como uma válvula de escape contra revoltas e revoluções. O carnaval é a época em que os assalariados podem assumir suas fantasias de super-heróis, piratas, magnatas, etc... Eles trocam de papéis com os seus patrões, mas isso é pura ilusão, mera brincadeira, porque após o carnaval suas situações voltam ser as mesmas de antes do carnaval, esses dias de folia servem na verdade para esgotar todas as energias das massas que poderiam estourar como revolta ou revolução.



3ª Futebol. Por mais que o leitor goste de futebol vai me perdoar, mas o futebol é também uma praga e isso por vários motivos: violência, alienação, escravidão aos horários determinados pela Rede Globo, etc...

Eu sou professor e fico imensamente triste quando ouço um aluno falar: "Eu quero ser jogador de futebol, até porque não precisa estudar e ganha muito dinheiro". Então o futebol faz com que os jovens pensem numa vida fácil, sem estudos, com muito dinheiro e muitas mulheres gostosas bonitas.
Também acho injusto que um jogador de futebol - que a meu ver nada mais faz do chutar uma bola de um lado para outro - ganhe infinitamente mais que professores, médicos, juízes, engenheiros, etc... Eu gostaria que o meu país fosse o país da educação, o país da tolerância, o país do respeito aos idosos, o país do respeito e proteção às crianças e adolescentes, o país da igualdade social, ao invés de ser o país do futebol.

Big Brother Brasil o programa mais nefasto da mais nefasta de todas as redes televisivas do Brasil. O BBB é um programa feito para gente idiota. Um programa que não ensina nada de útil, onde se assiste gente medíocre e se lhes presta homenagens como se fossem deuses do panteão romano. Há pessoas que ainda assinam a Globo.com para assistir essa porcaria a qualquer hora do dia. É incrível como esse programa consegue mobilizar escolas, faculdades, etc... Recordo-me quando eu era ultimanista (existe essa palavra?) na faculdade Don Domênico, meus colegas e os alunos dos outros cursos obrigaram a faculdade a fechar mais cedo por causa da final do BBB. E ontem vi professores eventuais que não queriam dar a última aula pra poder acompanhar a final do BBB. Triste não? Se fosse para assistir o Café Filosófico da TV Cultura ninguém se mobilizaria...

Funk. O funk é uma das piores pragas que assolam nosso país. É muito pior do que os gafanhotos que invadiram o Egito sob as ordens de Moisés. O funk carece de tudo: harmonia, beleza e coerência. Os tais chamados mcs que posam de cantores nem sabem as 7 notas musicais. Suas vozes são horríveis, seu linguajar é deplorável e suas letras aviltantes. Suas letras são machistas e colocam as mulheres como objetos sexuais. O pior é quando se põem a cantar sobre os "manos" presos e suas "façanhas".

Desmatamento na Amazônia. Creio que todos concordam que o desmatamento da floresta amazônica é uma praga, ou seja, é ponto pacífico. O desmatamento acaba com a nossa biodiversidade, (vegetal e animal) biodiversidade essa que demorou milhões de anos para evoluir e que é destruída num piscar de olhos.

7ª Revista Veja. Não existe nada mais de reacionário do que a revista Veja, publicação parcial e desonesta. Revista que criticou Paulo Freire, que apoiou o armamento civil e que sempre procura mentir acerca de Cuba e da Venezuela.

Violência contra a mulher. Realmente uma praga. Não é preciso ser sociólogo nem conhecer estatística para saber que as mulheres são agredidas numa escala de progressão geométrica no Brasil. É só ligar a TV e assistir aos noticiários que narram não surras mas homicídios contra as mulheres cometidos por seus companheiros. E isso acontece porque as mulheres não são tratadas como seres humanos mas como meros objetos.

9ª Turismo sexual/pedofilia. Só um néscio negaria que o turismo sexual e pedofilia não são pragas. Li há alguns anos o livro Meninas da Noite do articulista da Folha de São Paulo, Gilberto Dimenstein, onde ele mostra como meninas do norte do Brasil de 8, 9 anos são vendidas por seus pais, porque não podem sustentá-las e precisam (precisam?) do dinheiro para manter o resto da família. Essas meninas alimentam fantasias de europeus safados que vêm aqui para estuprar essas crianças!

10ª Racismo. O racismo aqui no Brasil muitas vezes é enrustido e vemos isso na linguagem: "fulano é preto mas tem alma de branco", "preto quando não faz na entrada, faz na saída", "tinha que ser preto mesmo". Ainda as piadas que ofendem os negros, o preconceito na hora de procurar empregos, etc... Eu mesmo já ouvi pérolas como essa: "Eu não tenho preconceito de cor, até tenho amigos negros" ou "Eu não tenho preconceito, já até namorei um preto". Os dois últimos discursos propõem veladamente a superioridade da raça branca, como se dissessem: "Vejam somos tão bons que temos amigos negros e que namoramos pessoas de cor". O Brasil quer queiram quer não é um país racista e há gente que ainda é contra as cotas raciais, pregando que não há mais racismo e que negros e brancos ganham salários equivalentes, o que é uma mentira.

Pois é, amigo leitor essas são as 10 pragas do Brasil e creio serem infinitamente piores do que aquelas que castigaram o Egito. Moisés foi muito benevolente com o Egito. Ah, se eu fosse Moisés, o Egito iria ver só!!!

3 comentários:

quandoescrevo disse...

Uhhhh,
Muito bom companheiro...
Sempre pensei em um monte dessas pragas, e nomeio-as de 'obras' lembrando do que diz minha avó para designar 'merda'.
Deliciei-me ao ler o post. Senti-me contemplada.
Sobre o Futebol, Millor dizia " O futebol é o ópio do povo e o narcotráfico da mídia" Ainda assim, eu gosto! rsrs, mas exatamente, gera tudo que listou e mais...
Reitero sobre o desmatamento do CERRADO, sendo destruído como vem sendo, dando lugar à pasto e monocultura principalmente de cana de açúcar e soja. O ecossistema do Cerrado sustenta os demais.
Entre todas as outras pragas, é como disse, comtemplada!

quandoescrevo disse...

Ihhh, contemplada... com N em tempo!

Nekomata Reikainosuke disse...

Em que pese eu não morrer de amores pelo PT, que para mim virou Partido dos Traidores, é um milhão de vezes melhor do que o retorno do PSDBoston com o Zé Cerra. Concordo, DEM e PSDB são hoje as maiores pragas do nosso sofrido país.