domingo, 12 de setembro de 2010

A Revolução dos Bichos


Li há alguns anos o livro a Revolução dos Bichos de George Orwell, uma dura crítica ao stalinismo. Na época eu não era comunista, e confesso que esse livro mexeu comigo, porque sempre tive uma veia socialista e há muito já detestava "a exploração do homem pelo homem" seja pela burguesia, seja pelos pseudos-comunistas.

Mas por que escrevo este texto? Na verdade, eu queria já tê-lo escrito há tempos, mas tinha medo de não ser compreendido por algum comunista e ser tachado de trotskista. Voltando ao porquê do texto. eu resolvi escrever porque li um artigo genial do amigo J.L Tejo, também militante comunista em que tece crítica ao stalinismo. Para quem quiser ler o texto pode clicar ao lado: Trotsky Futebol Clube. Esse texto é muito esclarecedor.

Agora que o amigo leitor sabe porque escrevo este texto, vamos a análise do opúsculo: "A Revolução dos Bichos".
O major que é um porco idoso que incita os animais a fazerem a revolução é Lênin. O Major morre três dias depois. Os animais fazem a revolução e expulsam o Sr. Jones da fazenda. Os porcos assumem a liderança. Os mandamentos do Major são escritos na parede:

Os sete mandamentos declarados por Major são escritos na parede:




“Qualquer coisa que ande sobre duas pernas é inimigo.


O que ande sobre quatro pernas, ou tenha asas, é amigo.


Nenhum animal usará roupa.


Nenhum animal dormirá em cama.


Nenhum animal beberá álcool.


Nenhum animal matará outro animal.


Todos os animais são iguais.”

Napoleão e Bola de Neve se destacam na liderança. Bola de Neve é um porco inteligente e verdadeiramente socialista, ele é Trotsky. Sua inteligência e o fato de ser querido dos animais causa inveja a Stálin que é o porco Napoleão, que dá um jeito de expulsar Bola de Neve (Trotsky) da fazenda. E conta várias mentiras contra ele, convencendo os animais de que ele era um traidor. com outros porcos corruptos no poder, ele começa a mudar as leis de modo que só alguns animais mais perspicazes conseguem perceber as sutis mudanças. Os animais que se rebelam são mortos.

No regime stalinista havia os inocentes úteis como o cavalo Sansão que sempre dizia: "O camarada Napoleão sempre tem razão"  por mais absurdos que fizesse. Ainda hoje, outros cavalos, outros Sansões que defendem com unhas e dentes o Sr. Stálin, repetindo a jaculatória: "O camarada Stálin sempre tem razão".

A lei mais importante que era: "Todos os animais são iguais" foi transformada em "todos os animais são iguais mais alguns animais são mais iguais que os outros".

Essa sátira é um alerta contra esses comunistas cegos que veneram a figura nefasta do "pai e guia genial dos povos".
Sempre falo que os comunistas devem oferecer ao povo algo melhor do que o capitalismo, porque se é para oferecer uma nova União Soviética stalinista é melhor ficarmos no ponto que estamos. Porque exploração por exploração, ficarei com a velha exploração que já conheço.

Os stalinistas dizem: "mas Stálin foi homem ele não era santo, cometeu erros". Tudo bem, mas se ele criticou o capitalismo como pôde oferecer ao povo soviético algo similar ou pior que o capitalismo?

Concluindo: Comunista sim, marxista também, leninista de igual maneira, stalinista jamais!

5 comentários:

J.L.Tejo disse...

Orwell conseguiu, de forma brilhante, fazer uma bela analogia para o que acontecia na URSS.

O problema do livro talvez seja um certo "pessimismo" que pode ser aproveitado pela direita e reacionários em geral.

Mas é aqulea história: revolução, só por ser revolução, jamais será fracasso. Fracasso é não tentar.

Domingos disse...

Viva o socialismo e a liberdade, abaixo a tirânia e o despotismo stalinista.

Liberdade sem igualdade é injustiça; igualdade sem liberdade escravidão.

Salve Marx e Lênin, abaixo Stalin e todos os ditadores.

Nekomata Reikainosuke disse...

Uma revolução nunca é perdida, é um processo muito rico e sempre fica um aprendizado.

Talvez o maior aprendizado é que a transição para superar o capitalismo é um processo complexo, permeado por contradições entre os diversos interesses. Interesses estes que frequentemente passam pela exploração do homem pelo homem. Stálin não é uma figura mítica que desviou a revolução dos trilhos; antes, foi alguém que organizou aqueles que tinha interesse em manter a exploração, mas sob uma nova forma.

Jacques disse...

Orwell escreveu este livro depois de se decepcionar com o partido comunista.
Acho que a principal mensagem dele é que as coisas mudam, mudam, mudam e continuam as mesmas.
Parabéns pelo site.
Até mais.

Jacques disse...

Orwell escreveu este livro depois de se decepcionar com o partido comunista.
Acho que a principal mensagem dele é que as coisas mudam, mudam, mudam e continuam as mesmas.
Parabéns pelo site.
Até mais.