quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Do não cumprimento do mandato integral

Se tem uma coisa que me deixa puto revoltado é o não cumprimento integral do mandato dos políticos. Isso, é fazer pouco do eleitor. É disso que vou falar hoje.
O não cumprimento do mandato integral existe praticamente em todas as escalas do poder. Exemplo: O candidato a vereador é eleito, dois anos depois se candidata a deputado federal. Como pode acontecer isso? O candidato não trai aqueles que nele votaram? O candidato não se elege para um mandato de dois anos ou para um mandato que o tempo fique a seu talante.  Eu, quando voto, voto para que o candidato que escolhi cumpra rigorosamente os quatro anos de mandato.

Se o candidato ganha as eleições para deputado caso seja vereador, deixa dois anos de mandato sem cumprir, mas se perde a eleição, ele volta para seu mandato como se nada tivesse acontecido. Eu não confio em gente que se candidata para um cargo de quatro anos e cumpre dois, para poder disputar cargos nas esferas mais alta do poder. A quem representa um indivíduo desses?

Quero ver algum candidato decente fazer um projeto de lei que proíba vereadores, prefeitos, deputados e governadores entre outros de largarem seus mandatos pela metade. Deveria ser obrigatório o cumprimento integral do mandato ou então que renuncie ao cargo para o qual foi eleito.

O que leva um vereador largar o mandato para disputar um cargo mais alto? O amor pelo povo, o patriotismo? Duvido. Não duvido que tenha amor... pelo dinheiro, é claro. Caro leitor, se você gostou da ideia, espalhe, divulgue, pois o que há de mais nobre do quem socializar boas ideias?

Nenhum comentário: