segunda-feira, 21 de julho de 2008

A arte de não ler II

Querido Schopenhauer agradeço ex toto corde a colaboração que você deu ao meu humilde blog.
Não creio que seja preciso dizer que concordo com tudo que você disse em gênero, número e grau. Realmente a maioria das pessoas lêem obras que deviam ser jogadas no lixo.
Hoje em dia está em moda ler Harry Potter (ó tempora, ó mores!), O Código da Vinci e outras porcarias defecadas pelos dedos de Dan Brown, mas a febre do momento é o Segredo, um livro extremamente ridículo e supersticioso. Em tempo, outro livro que faz sucesso no momento é Deus Um delírio de Richard Dawkins, respeito o trabalho científico desse senhor, mas quando se mete a fazer filosofia é um verdadeiro desastre.
É isso que lêem as pessoas "cultas" do Brasil na primeira década do século XXI. Elas não lêem os clássicos nem literatura científica. Apesar de suas múltiplas leituras continuam burras e quanto mais lerem mais burras ficarão, porque essas obras não esclarecem, não ensinam, pelo contrário alienam e desensinam. Gastam seu dinheiro e tempo em coisas que não tem serventia alguma.

Faltam leitores de verdade, faltam leitores críticos!!!!!!

Um comentário:

Kamila disse...

Muito bom...
Realmente, tem gente que se acha culta só por ter lido Harry Potter, confesso que já li e que gosto, mas eu posso dizer que sei o que realmente é uma leitura que traz algo importante...
E Harry Potter está longe disso...
Beijos e continue escrevendo, eu me divirto com sua irônia classuda.

By: Kamila