segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Apogeus ou picos de estabilidade civilizacionais - Lista para ser trabalhada em aula de Sociologia Geral


Resultado de imagem para Alfred Weber



01) Suméria 3.500 a 2500 a C. Cerca de um milênio. Mesilim, Mesanipada, Urukagina e Puabi. Cidades - Ur, Nippur, Erech, Kish, Lagash, Eridu, Uruk, Shurrupak, Sippar... Oriente
02) Egito 3.200 a 2200 a C. Cerca de oito séculos. Narmer, Kufu, Kafra, Menkaura, etc. Oriente (Convencionalmente)
03) Elam. 3.200 a 1700 a C??? Cerca de mil e quinhentos anos. Oriente
Hieracompolis, Mênfis, Heliópolis, Óbidos, etc
04) Civilização harapiana. XXVI a XXI a C. Cerca de meio milênio. Oriente
Harappa, Mohenjo Daro, Dolavira, etc
05) Suméria - Acad XXIV a XXII a C. Cerca de dois séculos. Sargão I e Naran Sin. Oriente
06) Babilônia - XVIII a C. Um século. Hamurabi. Oriente. Conectas: Mari e Ebla
07) Civilização minoica XVII a XVII a C. Cerca de dois séculos. Ocidente
Cnosos, Faestos, Argos...
08) Egito b - XX a XIX a C. Cerca de dois séculos. Senusret I, Senusret II e Amenemat I. Oriente
09) Egito c - XV e XIII a C. Cerca de dois séculos. Hatshepsut, Tutmósis III, Amenofis III, Horemheb, Setui I, Meremphtá e Ramsés III. Oriente. Tebas e Tanis.
10) Hititas - Hatusha XIV e XIII a C. Cerca de dois séculos. Oriente
11) Micenas - século XIII a C. Cerca de um século. Ocidente. Argos, Micenas e Tirinto.
12) Arameus - séculos X a IX a C. Cerca de dois séculos. Hadadezer e Hazael. Oriente. Damasco
13) Israelitas - século IX a C . Cerca de um século. Acab. Oriente. Tersa e Samaria
14) Fenícios - séculos X e IX a C. Cerca de dois séculos. Oriente. Tiro, Sidon, Biblos e Arvad.
15) Assíria - séculos VIII e VII a C. Cerca de século e meio. Salamanasar III, Assaradon, Tiglat Pileser e Sargão II. Oriente. Calá, Assur e Nínive.
16) Babilônia - século 600 a 550 a C. Cerca de meio século. Nabu pileser e Nabu Kudurru Sur. Oriente
17) Pérsia - 540 a 440 a C. Cerca de um século. Ciro, Dario, Xerxes e Artaxerxes. Oriente. Ecbatana e Susa.
18) Atenas - 509 a 429 a C. Cerca de oitenta anos. Clístenes e Péricles. Ocidente
19) Cartago - VI a IV a C. Cerca de duzentos anos. Oriente
20) Etruscos VI e V a C. Cerca de duzentos anos. Ocidente. Populônia, Vetulônia, Volsinos, Tarquinia, Caere, Clusium, etc
21) Macedônia - 340 a 330 a C. Cerca de dez anos. Alexandre. Ocidente
22) Índia Maurya - século III a C. Chandragupta Maurya (Sandaracoto) e Assoka. Oriente. Pataliputra e Magada.
23) China a - Século III a C. Shi Huang Ti. Oriente
24) Alexandria - séculos III e II a C. Cerca de dois séculos. Filadelfo, Evergetes e Filometor. Ocidente
25) Roma a - Séculos III e II a C. Cerca de dois séculos. Scipião e os Gracco. Ocidente.
26) Roma b - 31 a C a 190. Cerca de dois séculos. Augusto, Vespasiano, Trajano, Adriano, Antonino e Marco Aurélio. Ocidente. Roma, Atenas, Cartago, Alexandria, Antioquia e Jerusalém.
27) Bizantino a - 378 a 630. Cerca de dois séculos e meio. Teodósio, Justiniano e Heráclito. Ocidente
28) Neo Persa - V e VI. Cerca de século e meio. Kosroas Nousheirvan. Oriente. Seleúcia de Ktsifon.
29) Maia - VII. Cerca de um século. Pakal senhor de Palenque. Ocidente NM. Palenque, Pedras negras, Caracol, Quiriguá, Uxmal, Tikal, etc
30) Árabe/islâmico - VII e VIII. Cerca de século e meio. Harum, al Rashid. Oriente. Damasco e Bagdad.
31) Franco/Carolíngio. Cerca do século 732 a 840. Cerca de um século. Carlos Martel, Pepino; o breve, Carlos Magno e Luis; o piedoso. Ocidente.
32) Bizantino b - Séculos IX e X. Cerca de dois séculos. Ocidente
33) Itália - Século XIII. Um século. Ocidente. Milão, Florença, Siena, Viterbo, Ferrara, Luca, Pisa, Genova, Veneza, Bolonha, Pádua, etc
34) China b - Século XIV e XV. Cerca de dois séculos. Oriente
35) Portugal - Séculos XV e XVI. Cerca de século e meio. D João; o afortunado, D Doarte, D Manoel e D João III. Ocidente. Lisboa, Porto, Braga e Évora
36) Inca - Século XV. Um século. Pachacutec. Ocidente NM. Cuzco e Quito.
37) Asteca - Século XV. Um século. Axayacatl e Hauitzotl. Ocidente NM. Tlacopán, Tenochtitlan e Texcoco; além de Teotihuacan.
38) Espanha - 1492 a 1640. Um século e meio. Fernando, Isabel, Carlos V e Felipe II. Ocidente. Oviedo, Zamora, Saragoça, Toledo, Madrid, Sevilha, Salamanca, etc
39) França - 1640 a 1740. Um século. Luis XIV. Ocidente. Paris, Marselha, Lyon...
40) Inglaterra - 1750 a 1914. Um século e meio. Rainha Vitória. Ocidente. Londres, Machester, Bristol...
41) EUA - 1945 a 2000. Meio século. Kennedy. Ocidente. Nova York, Whashigton DC, Chicago, Detroit, Augusta, Atlanta, Los Angeles, Las Vegas, Maiami, etc
42) URSS - 1945 a 1970. Cerca de três décadas. Staline e Nikita Crushev. Ocidente. Moscou, Stalinegrado, Kiev, etc


O critério quanto a Oriente/Ocidente não é geográfico mas cultural.


Prevalência cultural.

Suméria: Das origens a Alexandre (Suméria, Acade, Novo Império Sumeriano, Babilônia, Hititas, Assíria e Persas...) - Cerca de 3.200 anos.

Egípcia: Das origens a Alexandre ou a afirmação do Cristianismo - Cerca de 2.900 ou 3.500 anos.

Elamita: Das origens ao império persa ou a afirmação do islamismo - Cerca de 2.700 a 3.800 anos.

Harapiana: Das origens ao século XX. Cerca de 4.500 anos.

Chinesa: Das origens ao século XX. Cerca de 4.000 anos

Todas estas culturas são primárias e de conotação mágico/fetichista, daí a sólida estabilidade cultural de que gozaram em que pesem os desastres políticas uma vez que o 'conteúdo' foi sucessivamente assumido pelos conquistadores/vencedores.

Judaico/Israelita: A fé judaica remonta a Joshiash (621) e ao Exílio babilônico (539). Podemos portanto atribuir-se uma resistência de 2.400 anos. Tem sido bastante debilitada nos últimos duzentos anos devido a sua presença no contesto Ocidental. A cultura judaica fez diversos empréstimos a religiosidade persa.

Greco/Ateniense: Esta cultura tem sido sucessivamente re assumida tanto no Ocidente quanto no Oriente geográfico (Bizâncio) por diversas sociedades - Assim > Alexandria, Roma, Bizâncio e Europa Ocidental (desde 1200) sofrendo diversas recomposições e diluindo-se cada vez mais. Sua influencia tem enfraquecido paulatinamente após o advento da Reforma protestante, do capitalismo e das instituições contemporâneas.

Romana: A cultura romana foi objeto de um Renascimento jurídico desde o século XI e de um Renascimento artístico/cultural desde os quatrocentos. Hipostasiou-se com a cultura grega, diluindo-a. Quanto as letras, sua influência acha-se bastante desgastada no Ocidente contemporâneo, mormente a partir do século XX.

Chamarei as culturas acima de secundárias. Nelas, desde a religiosidade dinâmica dos persas assumida pelos judeus até o assim chamado 'milagre grego' percebemos uma maior mobilidade cultural em termos de sucessivas rupturas, contexto em que os Filósofos gregos elaboram o primeiro modelo de pensamento naturalista, em oposição ao padrão precedente, mágico fetichista, o que deu origem a um conflito que se estende até nossos dias.

Maia: Ainda presente no interior da América Central, até onde pôde ser assumida pelo Cristianismo. Conta com mais de dois mil anos de permanência.


Islâmica: Conheceu as seguintes expansões - Da primeira Jihad as batalhas de
 Poitiers (734) e Talas (751). Do ano 1.000 a segunda Cruzada (1.100). Sob a liderança dos otomanos/Seljúcidas de 1300 a Lepanto (1571), sucedendo a partir daí a meados do século XX um arrefecimento, produziu alias pelo deficit técnico. A quarta expansão é a atual, que procede do Salaf, estimulado pelos Norte americanos desde os tempos da guerra fria.

Franco/Cristã: Modelo Cristão francês adotado por diversas sociedades europeias a partir de Carlos magno. Passou pela crise feudal. Prevaleceu na Alemanha até 1521 i é o advento da Reforma protestante, particularmente através do fantasmagórico Sacro Império. Na França podemos admitir que sua estrutura prevalecei até a grande revolução, assim por cerca de 1.000 anos
.
Hispano/Cristã - Modelo Ibérico totalmente distinto do Franco, do Inglês e do Itálico. Prevaleceu em Portugal até Salazar e na Espanha até Franco assim por cerca de 1000 anos.

A exceção da cultura Maia, que é trans oceânica ou trans atlântica, americana enfim, chamarei as culturas acima: Bizantina, Árabe/muçulmana e Medieval/europeia ou proto Ocidental de Culturas terciárias. A Bizantina não nos importa pelo simples fato de ter 'morrido'. Sobre a muçulmana podemos interpreta-la como sucessora e herdeira do judaísmo, embora despojada (ao menos desde a fixação da Ortodoxia Acharita e da aniquilação da Mutazila) daquele dinamismo que caracterizou-o em determinadas ocasiões. Em certo sentido o islamismo sunita/hambalita/wahabita/salafita nos faz lembrar o judaísmo estático ou farisaico que se estende do século I desta Era a Abravanel ou mesmo ao século XV. A Europeia foi transtornada desde as raízes por um Renascimento mais romano do que grego e enfim, ante e acima de tudo pela Reforma protestante. Desde então, dividida, e labutando contras suas próprias fontes e raízes culturais, a Europa entrou em crise, e jamais saiu dela.

Inca: Modelo recomposto após a conquista Cristã mas ainda fortemente presente no circuíto andino da América do Sul, mormente na Sociedade Peruviana. Como a cultura Inca remonta em verdade a cultura de Caral a 2.300 a C (Média) temos aqui uma afirmação cultural que comporta aproximadamente quarenta e três séculos. Por esta situada no Ocidente tem sido vulnerável ao americanismo e ao capitalismo.

Anglo/americana: Plasmada ou maciçamente influenciada pelo protestantismo e portanto por seu éthos individualista esta cultura assumiu os valores do liberalismo econômico (Capitalismo) e da democracia representativa ou indireta; e disseminou-se globalmente por todo planeta entrando em conflito com parte das culturas acima alistadas, do que resultou, por todo mundo, imensa crise de identidade. Podemos chama-la ainda de americanismo e dar-lhe cerca de quinhentos ou de trezentos anos, conforme o critério adotado.

Soviética ou Comunista: Representada pela antiga URSS, dissolvida em 1989. Embora tenha sido indevidamente classificada como Oriental ou derivada da Cultura russa, esta cultura é intelectualmente Ocidental pelo simples fato de que seus fundamentos mais remotos são os escritos de K Marx bem como o éthos jacobinista, que precedeu-o na Rússia. Fica em aberto em que nível apossou-se de estruturas tradicionais... Esta cultura existe ainda hoje, minoritariamente, em todas as Sociedades humanas atingidas pelo americanismo, ao qual faz veemente crítica.

Chamarei as culturas pós reforma protestante, sejam de concordância ou de repúdio - como as culturas Fascista, Nazista, Comunista, Anarquista, etc de culturas quaternárias sabendo que tal e qual a cultura capitalista/americanista acham-se difusas em diversas sociedades, inclusive nas culturas primárias sobreviventes - Inca, Maia, Chinesa e Indiana... do que resulta uma verdadeira sopa ou salada cultural. Destarte pode o leitor observar diversas propostas culturais em luta ou combate pelo mundo afora; assim: Resíduos de culturas primárias, islamismo, antigo modelo europeu Greco Católico, modelo americanista protestante e modelos naturalistas de oposição.

Nenhum comentário: