domingo, 1 de setembro de 2013

Cuba é um país sem liberdade e os EUA são o país das liberdades




Não sou marxista-leninista mas entre o capitalismo e o socialismo autoritário de Cuba prefiro o último porque o capitalismo se reveste de liberdade quando não pode haver liberdade sem igualdade de condições.

Em discussões travadas no facebook sempre me deparo com pessoas que se dizem apolíticas, que apenas defendem a "justiça" e a "liberdade", mas por trás desses discursos subjaz a ideologia reacionária.
Ultimamente os discursos contra Cuba tem sido mais ferozes por causa da contratação de médicos cubanos no Brasil, primeiramente os reacionários vieram com essa: "Eles tem que fazer o revalida, porque não tem competência" aí quando você prova que os médicos são os mais competentes porque passaram no revalida, então passam a falar que os médicos trabalham em regime de escravidão, mas é engraçado que essas pessoas tão preocupadas com os direitos humanos nunca se preocuparam com os bolivianos que trabalham em regime de escravidão em São Paulo nas indústrias têxteis e sequer querem saber se os produtos que consomem são ou não feitos por escravos. Mas voltando aos cubanos, eles trabalham como  escravos? Não, eles não são escravos porque é o governo cubano quem paga diretamente seus salários, isto porque esses profissionais foram emprestados. Se quer saber mais leia aqui.

Aí os paladinos da liberdade dizem que Cuba não tem liberdade e ao mesmo tempo adoram falar das liberdades dos Estados Unidos. Por aí se vê que ou são ignorantes no assunto ou agem de má fé ou o que é pior ambas as coisas. Cuba não tem liberdade? Como assim? A blogueira Yoani Sánchez tem plena liberdade de escrever contra o regime dos Castros e até pôde vir ao Brasil debutar e voltar para seu país sem ser presa ou perseguida. Sem contar que essa blogueira é uma mistificadora como se pode ler nesse texto. A "falta de liberdade" em Cuba é assim, passemos agora a falar das liberdades individuais nos EUA, o presidente Obama está vigiando a população norte-americana e grande parcela do povo acredita que é para o seu próprio bem, mas esse Estado policial vem de longa data. O ex-consultor técnico da CIA, Edward Joseph Snowden  não teve tanta sorte quanto a blogueira cubana, este sofre perseguição sistemática do país "mais democrático do planeta" por revelar que o governo americano vigia seus cidadãos. Chelsea Manning soldado norte-americana (nascido Bradley) foi condenada a 35 anos por vazar um vídeo em que um helicóptero norte-americano ataca civis no Iraque. Interessante, essa liberdade norte-americana. Se fala a verdade e revela os podres do império a pessoa é perseguida ou condenada. Os EUA se acham no direito de interferir na privacidade das pessoas, esta é a tal liberdade ianque? E depois é Cuba que não tem liberdade? Uma outra comparação entre os EUA  e a comunista e "periculoso país cubano", o último não interfere na autodeterminação dos povos, já os EUA  se acham no direito de levar a "democracia" para os países que considera inimigos, isso porque os inimigos tem petróleo, e democracia para os EUA  significam poder roubar o tesouro desses países e fazer com que aceitem seu governo. Para quem não sabe o avião presidencial da Bolívia foi proibido de sobrevoar o espaço aéreo da França, Itália, Portugal e Espanha a pedido dos EUA, porque este último país queria que algum representante dos países aliados revistasse o avião presidencial da Bolívia, violando o direito internacional, uma vez que os aviões presidenciais gozam da mesma imunidade que as embaixadas. Não contentes em escravizar seu povo esse país se acha no direito de oprimir todos os outros países em nome da liberdade e da democracia.

A questão contra Cuba não tem quaisquer fundamentos teóricos é pura questão ideológica pois se os críticos de Cuba fossem sinceros, eles também criticariam os EUA  e muito mais do que Cuba ou ao menos estudariam a história de Cuba. Pois na hora de criticar os EUA  esses que se dizem defensores dos direitos humanos, das liberdades individuais fecham os olhos e tapam os ouvidos para não ver e nem ouvir as atrocidades cometidas pelo país "sonhos e liberdades".

Um comentário:

Domingos disse...

Os Estados Unidos são a pátria da liberdade condenando a Chelsea e o Snowden, enquanto Cuba é totalitaria permitindo que a vaca da Yoani publique suas calúnias. Os EUA são bons bombardeando civis no Vietnã, no Afeganistão, no Iraque, na Líbia e na Síria BOMBARDEANDO INDEFESOS e Cuba é má exportando profissionais da saúde... EUA é bom apoiando as atrocidades cometidas pelo estado de Israel e Cuba é má apoiando o regime progressista e justiceiro da Venezuela. Santa hipocrisia desses fariseus liberais. "Não há pior adversário das liberdades que o liberal."