segunda-feira, 24 de junho de 2013

O PT é corrupto?



Nos últimos dias jovens despolitizados saíram às ruas para entre outras coisas pedir o impeachment da presidente Dilma e outros pediram o retorno dos militares no governo. A pergunta que fica no ar é: O PT  é corrupto? Sem dúvida, o PT  é corrupto mas qual partido não é? O problema não é o governo em si mas a forma do governo, é essa forma de governo que faz o mesmo ser corrupto, então qualquer partido que esteja à frente de um município, de um estado ou do país vai ser corrupto, por um simples motivo, quem governa precisa de apoio, não governa sozinho, porque não estamos numa ditadura. 

Ora, numa eleição o prefeito precisa da maioria na câmara dos vereadores, o governador precisa da maioria na assembleia legislativa e o presidente precisa da maioria no senado e na câmara dos deputados. Se a maioria não for de seu partido o prefeito, o governador e o presidente vai ter que conversar com os partidos "amigos" e "indecisos" e fazer barganha para conseguir que seus projetos sejam votados e aprovados nas casas. Se o governo (fica subentendido como governo prefeito, governador e presidente) não tem a maioria não consegue governar e aí tem duas alternativas ou não governa e fica limpo ou governa e se corrompe, é evidente que vai se corromper para que seus projetos sejam aprovados.

Então a questão não é saber se a presidente Dilma é ou não corrupta e se o PT é ou não corrupto, a questão é o que faz com que os partidos se tornem corruptos? É o sistema de governo que propicia isso, então qualquer governo que estiver à frente de um município, estado e do país, vai ser corrupto porque vai ter que fazer alianças, vai ter que ceder para ter apoio ou não governará, simples assim, isso se chama democracia representativa brasileira.

Nenhum comentário: