quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Abusos das lotações em São Vicente


Infelizmente eu sou usuário das lotações de São Vicente, sou obrigado uma vez que não tenho carro nem moto. O serviços prestados pelas lotações são precários, sem nenhuma qualidade. No fim do ano passado por exemplo, eu tinha que entregar um documento para a diretora da unidade escolar onde trabalhei e ainda trabalho. O motorista ficou mais de 5 minutos com a van parada à cata de passageiros. Eu reclamei, porque tinha horário, o cidadão disse que estava no horário dele, eu lhe disse que não estava fazendo turismo e nem viajando de favor, estava pagando por aquele mau serviço. Enfim, continuou discutindo e eu também juntamente com outros passageiros insatisfeitos. E pelo caminho o motorista foi devagar como se tivesse apreciando as paisagens à sua volta. Por sorte, cheguei à tempo na escola, mas não graças à boa vontade e a eficiência dessa empresa.

Hoje, tomei a lotação por volta das seis e quinze da manhã para ir trabalhar, cheguei na escola onde trabalho às  seis e cinquenta e cinco, ou seja, faltando 5 minutos para a entrada dos alunos. Não tive tempo nem para descansar, só o tempo de pegar gizes e livros e me dirigir para o pátio e formar a fila de uma de minhas turmas.

Peguei a lotação em frente ao Robinho (antigo clube Beira-Mar) ainda não estava cheia, quando passou pela Vila Margarida a van encheu, eram pessoas apertadas, se acotovelando e se apoiando nos ombros cabeças dos passageiros que estavam sentados nos bancos do corredor da van. Chegando no bairro do Rio Branco (área continental) a van que já não cabia ninguém, foi obrigada a aceitar mais 15 estudantes. A cobradora uma (des)graça de pessoa, pediu para as pessoas que estavam no corredor a ir mais para o fundo, não deixando sequer o mínimo espaço para se movimentar. A cada parada várias pessoas tinham que descer da lotação para que um ou dois passageiros pudessem sair, o que fez com que a demora se estendesse mais do que o normal.

A cobradora no ávido desejo de ganhar uns trocados a mais ficava insistindo com as pessoas nas ruas para ver se estas embarcavam na barca do inferno lotação, enquanto isso o tempo voava, infelizmente o tempo não espera. Uma senhora idosa estava sentada ao meu lado (eu no corredor, ela na janela) ela deu uns berros para o motorista acelerar e não pegar mais pessoas, porque muita gente na lotação e se dirigindo a certas velocidades, pode provocar uma tragédia. A cobradora muito mal-educada (via de regra essa gente que trabalha nas lotações de São Vicente são mal-educados) pontos depois, desceu e bateu no vidro onde a senhora estava sentada e disse: "Da próxima vez pega um táxi". Isso deixou a senhora mais do que irritada e com razão, ali a maioria das pessoas tinha horário e ela juntamente com seu parceiro achavam que estavam prestando um favor e não um serviço. Essa senhora, tinha horário, é uma enfermeira do ambulatório do Parque das Bandeiras.

As pessoas pagam caro (R$ 2,30) por um serviço de péssima qualidade, vão apertadas, sem poderem se movimentar, sem poder esboçar uma reação de revolta contra essa gente desclassificada que trabalha nas lotações, e ainda expostas ao perigo e aos caprichos de motoristas que nada tem de profissionais. O motorista da lotação de hoje por exemplo, estava falando ao rádio. Está na hora de boicotarmos essa empresa, está na hora de mudarmos a política de São Vicente, ou termos mais 4 anos da mesmice, reclamações, mais reclamações e só fica nisso.

Antigamente chamávamos as lotações de bestas, mas hoje descobri que as bestas somos nós usuários desse transporte de quinta categoria.

Lotação é isso:





Nenhum comentário: