quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Definir é preciso




O grande problema dos desentendimentos é a não definição dos conceitos. Por isso muitas conversas, muitos debates nunca chegam ao fim porque num diálogo ou num debate ninguém se entende, tal e qual numa confusão de línguas da torre de Babel descrita no livro do Gênesis. E as pessoas não se entendem porque tem diferentes compreensões acerca de um determinado conceito. A primeira coisa para se entabular uma conversa ou para principiar um debate é a necessidade da clareza e esta é dada pela definição. E o que vem a ser definição?  O minidicionário de língua portuguesa Houaiss diz: "Definição  s.f 1. estabelecimento de limites. 2 significação precisa < é difícil dar a definição de amor>". Então dar a definição de algo é estabelecer limites e isso é necessário para que esse algo não se torne causa de desentendimento. As ciências estabelecem limites, é graças a isso (estabelecimento de limites) que existem e funcionam. Não se pode progredir num debate, conversa, se não há significado preciso.

Hoje de manhã assisti a palestra de um arqueólogo que não foi feliz em sua definição de arqueologia, ele disse que "a arqueologia é a ciência que estuda um país ou um lugar antes da colonização", então um membro do auditório o questionou: "quer dizer que tudo o que existia antes da criação dos novos Estados do leste europeu não faz parte da história e sim da arqueologia?". Por não ter dado uma significação precisa o palestrante deu brecha para ser questionado e até explicar melhor o que tencionava com a definição, perdeu 10 minutos e mesmo um pouco de sua credibilidade. Não estou dizendo que o palestrante não dominasse o assunto, apenas quero demonstrar aonde pode levar uma não definição como o do arqueólogo. Ele não estabeleceu limites nem deu o significado preciso do que seja arqueologia.

Muitos mal-entendidos, muitas falácias e sofismas seriam desmontados se conseguíssemos estabelecer limites acerca dos conceitos que abordamos. Uma frase atribuída ora a Sócrates ora a Voltaire diz com razão: "Se queres conversar comigo, define primeiro os termos que usas".

Os filósofos mesmos definem seus termos de modo que se houver engano acerca do que escreveram a culpa é tão somente do leitor que é ignorante ou malicioso ou ainda ambas as coisas. Seja para se escrever sobre determinado assunto, seja para lecionar, para palestrar ou conversar é preciso definir. A definição enriquece o assunto e faz progredir a ciência. Mas para definir necessário é ter um vasto vocabulário e um vasto vocabulário se adquire estudando e não perdendo tempo assistindo novelas, teclando no MSN ou perdendo tempo com nulidades das redes sociais que não são poucas. Quem deseja se aprofundar com termos precisos deve adquirir vários dicionários principalmente de filosofia, e depois dicionários de psicologia, economia, geografia, história, sociologia, etc... Ah, sim e um bom dicionário da língua pátria, em nosso caso língua portuguesa.

No primeiro parágrafo usei o Houaiss para dar o significado correto do termo definição, deixarei mais uma definição precisa retirada de Lalande:

"Definição Log. Geral: A definição, considerada como operação do espírito, consiste em determinar a compreensão que caracteriza um conceito".
LALANDE, Andre. Vocábulário Técnico e Crítico da Filosofia. Martins Fontes, São Paulo, 1999.


Para que duas ou mais pessoas se entendam elas devem determinar a compreensão que caracteriza um conceito, ou seja, se estiverem de acordo  com essa determinação da compreensão do termo podem conversar e debater tranquilamente e se alguém desvirtuar a conversa ou debate pode-se fazer com que volte ao termo definido aceito também por esse alguém.

Se navegar é preciso, muito mais preciso é definir. Termino com as palavras atribuídas ora a Sócrates ora a Voltaire: "Se queres conversar comigo define seus termos".

Nenhum comentário: