segunda-feira, 28 de junho de 2010

Ajuda Mútua

Como avisei ao leitor, dividi o meu artigo em partes para que não me estendesse demais numa única postagem. Pois sei como é chato ficar lendo textos enormes numa tela de computador. Mas nem sempre o blogueiro que lhe fala consegue ser suscinto, isso não por culpa do mesmo, mas devido ao assunto abordado. Mas retomemos o fio da meada. Ainda falando sobre as formigas Kropotkin escreve:

Mesmo que não conhecêssemos quaisquer outros fatos da vida animal além dos relacionados às formigas e às térmites, já poderíamos concluir com segurança que a ajuda mútua (que leva à confiança mútua, a primeira condição da coragem) e a iniciativa individual (a primeira condição do progresso intelectual) são dois fatores infinitamente mais importantes para a evolução do reino animal do que a luta de todos contra todos. Na verdade, a formiga prospera sem ter quaisquer das características “protetoras” indispensáveis aos animais que vivem isoladamente. Sua cor a torna visível aos inimigos e os imponentes ninhos de muitas espécies chamam a atenção entre os arbustos e no meio das florestas. Ela não é protegida por uma carapaça dura e seu aparato de ataque, a ferroada, embora perigosa quando dada às centenas na pele de um animal, não tem grande valor para a defesa individual; além disso, seus os ovos e larvas são iguarias para grande número de habitantes das florestas. Apesar disso, considerando-se seu grande número, as formigas não são muito destruídas pelos pássaros, nem mesmo pelos seus predadores, e são temidas por insetos mais fortes. Quando esvaziou uma sacola cheia de formigas num arbusto, Forel viu que “os grilos fugiram, deixando suas tocas. Pág 27

Como bem demonstrou Kropotkin  nas linhas acima as formigas não tem nenhuma proteção natural "concedidas" aos animais solitários, além disso elas são bem visíveis devido sua cor. Então o que torna as formigas fortes é a sua união, o trabalho em grupo, a camaradagem, "virtudes" essas que lhe foram essenciais para que chegassem até o presente dia.

Agora o sábio russo passa às aves:

Mas uma das observações mais conclusivas a esse respeito foi a de Sieverstsov ao estudar a fauna das estepes russas. Certa vez, quando observava uma águia-de-cauda-branca (albicilla) – uma espécie totalmente gregária – depois de meia hora no ar, desenhando grandes círculos em silêncio, ele de repente ouviu seu grito agudo. Outra águia respondeu e se aproximou, seguida por uma terceira, uma quarta e assim por diante, até que nove ou dez se juntaram e logo se dispersaram. À tarde, Sievertsov voltou ao mesmo lugar e, escondido em meio às ondulações da estepe, aproximou-se e descobriu que elas tinham se reunido em torno do cadáver de um cavalo. Como é de regra, as mais velhas, que já haviam comido refeição, estavam pousadas nos montes de feno das proximidades e vigiavam, enquanto as mais novas continuavam o repasto, rodeadas por um bando de corvos. A partir dessa observação e de outras semelhantes, Sievertsov concluiu que as águias-de-cauda-branca combinam a caça: quando todas chegam a uma grande altitude, e se estiverem em dez, têm condições de examinar uma área de pelo menos 40 quilômetros quadrados; assim que uma descobre algo, as outras são avisadas. É claro que é questionável dizer que, com um simples grito instintivo, ou mesmo com seus movimentos, uma águia é capaz de dar esse aviso; mas, nesse caso, houve prova indiscutível de aviso mútuo, já que as dez se juntaram antes de descer até a presa; e, posteriormente, Sievertsov teve oportunidades de observar que essa espécie sempre se juntava para devorar um cadáver e que alguns membros do grupo (primeiro os mais jovens) sempre vigiam enquanto os outros comem. A águia-de-cauda-branca – caçadora excelente e ousada – é, na verdade, um pássaro totalmente gregário e, segundo Brehm, quando mantida em cativeiro, logo estabelece um vínculo com seus tratadores. pág 31

Parece que os darwinistas sociais não encontram sustento para suas elucubrações em meio à natureza. Como poderão então defender o neoliberalismo? Pois defendem com base na "crueldade da natureza" que é "uma lei". Não compensaria as águias o ser egoístas? Não. Porque hoje acham um cadáver para se alimentar, da próxima vez talvez não achem, daí é melhor se associar, quem achar divide entre os parceiros.

Ainda demonstrando a ajuda mútua entre os pássaros escreve o grande geógrafo:

Mas certamente as associações de pesca dos pelicanos merecem atenção, tendo em vista a ordem e a inteligência extraordinárias desses pássaros desajeitados. Eles sempre pescam em bandos numerosos e, depois de escolherem uma baía apropriada, formam um amplo semicírculo virado para a praia, em direção da qual vão mergulhando e pegando todos os peixes da área abrangida pelo semicírculo. Em rios estreitos e canais, chegam a se dividir em dois semicírculos, voando em direção um do outro, exatamente como dois grupos de homens avançam arrastando duas redes longas para, ao se encontrarem, capturarem todos os peixes presos entre as duas redes. Quando a noite chega, eles voam para seu local de descanso – sempre o mesmo para cada bando – e ninguém jamais os viu lutando pela posse de um local, seja a baía ou o lugar de repouso. Na América do Sul, eles se juntam em bandos de quarenta a cinquenta, parte dos quais dorme enquanto alguns vigiam e outros ainda vão pescar. Págs 32 e 33

E sobre os pardais escreve:

E, por fim, eu estaria cometendo uma injustiça para com os muito caluniados pardais domésticos se não mencionasse a generosidade com que cada um divide a comida que encontra com todos os membros da sociedade à qual pertence. O fato era conhecido dos gregos e foi transmitido à posteridade quando um orador certa vez exclamou algo mais ou menos assim: “Enquanto eu estava conversando com você, um pardal veio dizer a outros que um escravo deixou cair um saco de milho no chão, e então todos eles foram para o local comer os grãos”. Além disso, é animador encontrar uma observação antiga confirmada num livrinho recente de Gurney, segundo o qual não há dúvida de que os pardais domésticos sempre informam os outros de onde há alguma comida para roubar: “Quando o grão foi debulhado, nunca muito longe do quintal, os pardais logo ficam de papo cheio”. É verdade que esses pássaros são extremamente ciosos quando se trata de manter seus domínios livres da invasão de estranhos; no Jardim de Luxemburgo, eles lutam cruelmente contra todos outros pardais que tentam desfrutar do local e de seus visitantes; mas, dentro de suas próprias comunidades, praticam a ajuda mútua o tempo todo, mesmo que, de vez em quando, haja desavenças até mesmo entre os melhores amigos.

Herbert Spencer morreu em 1903 e o livro Ajuda Mútua, Um Fator de Evolução foi publicado pela 1ª vez em 1902, eu não sei se o pretenso filósofo teve o ensejo de ler a obra em que Kropotkin demonstra que sua "filosofia" está alicerçada em ilusões.

Ainda acerca das aves fala-nos Kropotkin:

Por várias centenas de metros praia adentro, vêem-se gaivotas e andorinhas-domar voando e enchendo os olhos como flocos de neve num dia de inverno. Milhares tarambolas e cortiçóis (galinhas-anãs) correm pela praia em busca de comida, cantando e simplesmente fruindo a vida. Mais além, em quase toda onda, há um pato se embalando, enquanto no alto do céu voam bandos de patos de Casarki. Vida exuberante fervilha por todo lado. E lá estão os ladrões – os mais fortes e astuciosos, aqueles com ”uma organização perfeita para o roubo”. Irados e ameaçadores, fazem ouvir seus gritos famintos, enquanto esperam, por horas a fio, uma oportunidade para arrancar uma criatura desprotegida dessa massa de seres vivos. No entanto, logo que um deles se aproxima, sua presença é denunciada por dezenas de sentinelas voluntárias, e centenas de gaivotas e andorinhas-do-mar se põem a caçá-lo. Enlouquecido pela fome, ele logo abandona suas precauções costumeiras e subitamente se arroja contra a presa desejada. Atacado por todos os lados, é obrigado a recuar mais uma vez. Por puro desespero, ele ataca novamente os patos selvagens que, inteligentes e sociáveis, organizamse rapidamente em bando e, se o inimigo é um pigargo [espécie de águia marinha], fogem voando; se é um falcão, mergulham no lago; caso seja um milhafre, levantam uma nuvem de bolhas de água e desnorteiam o assaltante. E, enquanto a vida continua fervilhando no lago, o ladrão foge voando e gritando de raiva, à procura de carniça ou de um pássaro jovem ou de um rato do campo ainda não acostumados a obedecer a tempo os avisos de seus companheiros. Diante de toda aquela exuberância, o ladrão bem armado é obrigado a se contentar com as partes desprezadas dessa vida fervilhante.

Até aqui nada a favor das mirabolantes filosofias dos darwinistas sociais que fazem mal uso de Darwin para promover suas absurdas iseias, o que vem a provar que não conhecem nem a teorioa da Evolução nem a filosofia, mas apenas o seu egoísmo estampado em suas ideologias baratas! Poucos pesquisadores nos mostram a solidariedade e amizade entre os animais, o que vemos pelos documentários é "a luta pela vida" e a sobrevivência dos mais fortes" justamente para inculcar na cabeça das pessoas que o capitalismo é um sistema natural, ou seja derivado da natureza, e quem luta contra esse sistema luta contra a própria natureza. Mas o pensador russo desmente os individualistas:

E quão falsa é, portanto, a visão daqueles que falam do mundo animal resumindo-o a leões e hienas rasgando, com os dentes ensanguentados, a carne de suas presas! A partir dessa visão, pode-se também imaginar que a totalidade da vida humana não passa de uma sucessão de massacres.

Nenhum comentário: