sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Um mundo ácrata é possível?




Muitas pessoas tem me perguntado se um mundo anarquista é possível. Elas duvidam, é um direito que lhes assiste. Argumentam que um mundo anarquista é um mundo sem hierarquia, portanto não funciona, e, apresentam suas razões para isso. Uma delas é assaz interessante, fundamentada na biologia, mais especificamente, no evolucionismo. Essa tese afirma que o homem como ser biológico precisa de hierarquia e que mesmo no mundo dos primatas (e nós somos primatas) existe noção de hierarquia.

Piotr Kropotkin, anarquista russo e geógrafo, pesquisou a vida animal na Ásia e afirmou sim, que a evoluçãose dá pela seleção natural, mas não só pela seleção natural, também se dá pela cooperação, apoio mútuo, que é título de sua obra que versa sobre a reciprocidade.

Mas ainda que não existisse a evolução por meio da cooperação deveríamos aceitar o determinismo biológico? Não. Porque todo determinismo é reducionista, isto é, dogmático, se apresenta como a única ciência perfeita e verdadeira, as outras ciências não passam de charlatanismo, no caso dos cientificistas; de ideologia burguesa no caso dos marxistas ortodoxos. De modo que devemos rejeitar todo e qualquer reducionismo, seja biológico (darwinista), seja econômico (marxista), seja psicológico (freudista), uma vez que nenhuma ciência pode explicar o todo, e as ciências são especificidades, portanto fragmentação da realidade.

Ainda que o ser humano tenha uma forte inclinação biológica, ele não é determinado, tanto é verdade, que o ser humano pode criar e recriar culturas e valores. Dizem os biólogos que o estupro era comum na época das cavernas e que esses homens agiam por puro instinto. Ora, não era porque isso é normal e porque seja algo instintivo que devemos permitir que o estupro seja algo legal. Só o fato da maioria condenar o estupro mostra como a natureza humana, não é determinada, que tem plasticidade para se adaptar a novas situações. Explicados os porquês dos perigos do reducionismo, tentarei responder a pergunta:

                      É possível existir um mundo ácrata? 

A anarquia por ser um sistema sem governo só funciona se transformarmos a sociedade como explica Bakunin:

"Abolição de qualquer relação e de qualquer igreja do Estado ou mantida pelo Estado...
Necessidade absoluta de cada país que quiser fazer parte desta federação livre de povos de substituir a organização centralista, burocrática e militar por uma organização federal, baseada na liberdade absoluta e na autonomia das regiões, das províncias, dos municípios, das associações e dos indivíduos com funcionários eletivos e responsáveis diante do povo, e como o armamento nacional, organização que se formará, como atualmente, de cima para baixo, mas de baixo para cima e da circunferência para o centro, pelo princípio de federação livre, partindo dos indivíduos livres que formarão as associações, as comunas autônomas que formarão as províncias autônomas que formarão as regiões e das regiões que, federalizando-se livremente entre si, formarão os países que, por sua vez, formarão cedo ou tarde a federação universal e mundial". in A sociedade ou Fraternidade Internacional Revolucionária (1865)


Um comentário:

Ravick disse...

Felix, meu amigo, nós já tínhamos conversado sobre a evolução por cooperação uma vez: Mesmo essa modalidade, como todas as outras, se dá por seleção natural. Note que uma espécie só se torna "cooperativa" e usa a estratégia do "apoio mútuo" se isso for seletivamente vantajoso. Se por algum motivo essa cooperação deixar de ser seletivamente vantajosa, a espécie tenderá a se extinguir. E mesmo as espécies cooperativas não o são de todo entre si, digo, um grupo de macacos que cooperam entre si tenderá a competir com macacos de grupos rivais. Não me entenda mal, só estou comentando esse conceito de evolução por cooperação.

Sobre um mundo humano sem hierarquia, eu acho bastante improvável. Note que mesmo em grupos informais que conversam, mesmo entre crianças, forma-se uma hierarquia natural. Os mais agressivos e desinibidos acabam se impondo aos demais. E também por uma questão de competitividade: Ainda que o mundo inteiro se torne anárquico e consiga abolir o estado, bastará o surgimento de uma única milícia em qualquer lugar do mundo para que todo a humanidade esteja em perigo.

Noto outras razões biológicas que atrapalhariam muito o surgimento de uma sociedade anárquica, ou uma de economia planificada ideal, ou mesmo uma capitalista mas com mais ética. Nós somos animais que têm filhos, herdamos a noção de vantagem individual, ao contrário de formigas, pex.

Eu só consigo conceber sociedades anárquicas em espaços muito reduzidos, sempre isoladas do resto da humanidade.

Mas adoraria estar errado, rs :)