segunda-feira, 9 de abril de 2012

Faltam professores

Tenho conversado com professores amigos das redes públicas (municipais e estaduais) e eles me disseram que  estão faltando professores, sinceramente pra mim não é novidade, pois quem vai querer trabalhar com uma clientela desinteressada, indisciplinada e mal-educada e ainda com um salário baixo? Só quem ama muito a educação ou não encontrou coisa melhor.

Há escolas que professores de história lecionam geografia, professores de ciências ensinam artes, advogados ensinam língua portuguesa e por aí vai nossa educação farsa educacional.

O governo não dá estrutura alguma para os professores trabalharem: classes com 40 alunos, salas mal iluminadas, salário baixo, não é de admirar que as licenciaturas estejam fechando. É evidente que isso é culpa do governo que transformou a categoria de professores em babás, obrigando esses profissionais a fazer o que as famílias dos alunos deviam ter feito e não fizeram: educar. Fora que os professores ainda podem ser agredidos por menores e nada podem fazer, porque aqui no Brasil menor tem direito a tudo. Sinceramente, eu espero que haja cada vez menos professores porque só assim nós professores seremos valorizados.

Um comentário:

Cláudia Marques disse...

Caro amigo... como disse Freire, 1996, “Mas é preciso, sublimo, que, permanecendo e amorosamente cumprindo o seu dever, não deixe de lutar politicamente, por seus direitos e pelo respeito à dignidade de sua tarefa, assim como pelo zelo devido ao espaço pedagógico em que atua com seus alunos.”
Muitos professores estão também esquecendo de seus deveres. Concordo plenamente com vc, quando diz que espera mesmo que os professores sumam... eu também: e que fiquem apenas aqueles que gostem do magistério e que cumpram com excelência a tarefa de educar para a cidadania.
Bjs