domingo, 26 de junho de 2011

Dos erros



Noutro dia numa aula de geografia para a EJA eu estava falando sobre a mata atlântica e explicando que esta recebeu seu nome do oceano atlântico e que esta mata só está preservada entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, até aí tudo bem. Mas para que minha aula fosse mais didática possível tomei a apresentadora do Mais Você, Ana Maria Braga como exemplo e disse que ela cometeu um erro grosseiro ao confundir a mata altântica com a floresta amazônica. Aí começou a revolta de certas alunas na sala de aula com o famoso chavão: "Errar é humano". Indagaram-me se eu nunca tinha errado, confessei que sim, mas não em disciplinas de meu domínio, não quando tenho que passar informações para os outros.

O problema é que a Ana Maria Braga jamais poderia ter cometido esse erro grosseiro primeiro porque é bióloga e segundo porque é comunicadora e por isso tem uma grande responsabilidade social. Infelizmente a TV  tem o poder de transformar erros em acertos e mentiras em verdade. Claro, errar todos erram, mas errar algo que você "domina"?

Errar é humano, errar é humano gritavam exasperadas umas algumas alunas. Aproveitei o momento para fazer um pouco de filosofia e despertar essas mentes para a realidade. Então eu disse: Quando um ente querido for internado e morrer por erro médico, diga que foi uma fatalidade, diga que errar é humano; Quando um engenheiro por ter errado nos cálculos construir um prédio ou ponte e se estas desabarem, diga que o erro faz parte da humanidade ou coisa que o valha; Se um dia você for mandado embora da empresa onde trabalha e contratar um advogado e se este perder a causa por ter esquecido seus documentos, diga que errar é humano.

- O sr. não vai querer comparar um errinho de geografia com erro médico, né? Esse é um erro que nem faz diferença nem dá para perceber.
- Ah, entendi vocês estão dizendo que a aula de geografia é uma bosta, que tanto faz acertar como errar, como acertar, vai dar na mesma. Só para vocês terem uma ideia do perigo do analfabetismo geográfico:

O analfabetismo geográfico tinha – e, em parte, ainda tem – indesejáveis conseqüências práticas. Veja estes exemplos:



anos 1980, uma empresa de aviação norte americana teve enormes prejuízos ao tentar entrar no mercado brasileiro, porque servia comida mexicana em seus aviões e treinou seus funcionários em espanhol, imaginando ser esse nosso idioma.

A maior rede de comércio varejista também fracassou em seus primeiros anos de negócio no Brasil, pois entulhou suas lojas com artigos impróprios ao nosso clima e aos nossos hábitos: roupas para esquiar, agasalhos para o frio do Alasca, tacos de beisebol, etc.

FONTE: (VESENTINI, José William. “Sociedade e Espaço: geografia geral e do Brasil”. São Paulo: Ática, 2005, p. 9 – 11).


Errar é humano, mas todos os erros tem suas consequências, pense nisso.


2 comentários:

Professora Lu disse...

Amei .... como é bom passar por aqui, sempre aprendo mais...
Temos que marcar nosso encontro...
Vamos no início das férias???
Beijos,
Lu

LK Humor disse...

É um erro comum mesmo.
Infelizmente esse tipo de comportamento é algo esperado e caracteristico dos alunos do EJA, devido ao tipo de público que esse programa atinge