1. PREPARAÇÃO - O professor prepara o espírito do aluno para a recepção do assunto ou tema da lição. A apresentação é feita reavivando e evocando com clareza na mente do aluno as ideias já adquiridas que têm alguma relação com as ideias novas, de modo que por sua semelhança as expliquem ou ajudem a entendê-las.
2. APRESENTAÇÃO - Dá a conhecer o assunto da lição. Pode ser feita oralmente ou por escrito, em forma interrogativa, mediante demonstração, etc.
3. ASSOCIAÇÃO - Reune ideias novas e as compara entre si e com as anteriormente adquiridas – comparar e combinar o novo e o velho.
4. RECAPITULAÇÃO - Conduz o aluno a descobrir o que há de geral e abstrato nas coisas individuais e concretas. Por meio de perguntas habilmente dirigidas, o mestre fará ressaltar o princípio, conceito, lei ou regra geral, livre de suas aplicações particulares, e reduzirá o conhecimento a uma forma verbal definida.
5. APLICAÇÃO - Cria situações para que o aluno ponha a serviço da vida o que se adquiriu nos passos anteriores. Consiste numa série de exercícios ou prática do material aprendido. Pode, também versar sobre uma lição ou série de lições intuitivas.