sábado, 12 de setembro de 2015

Anarquistas no sindicato




Acabei de ler o opúsculo Anarquistas no sindicato - um debate entre Neno Vasco e João Crispim. Livro de leitura rápida, de fácil leitura e assimilação, linguagem jornalística.

A visão de Neno Vasco é que os anarquistas deveram sim participar do sindicato mas não impor suas ideias e tendência, o sindicato tem que reunir todos os assalariados, independente de crenças e de opiniões, querer o contrário é entrar em contradição com a anarquia.

Já João Crispim achava que os anarquistas deveriam lutar para criar estatutos e regras para direcionar os sindicatos tanto para a luta pelas reformas como para preparar o advento da nova sociedade. João Crispim achava que um sindicato não anarquista não progrediria e em sua visão se fazia necessário crescer dentro do sindicato e cooptar trabalhadores.


Indiscutivelmente Neno Vasco mostrou sua superioridade no debate e seus argumentos foram melhores e desbancou seu camarada João Crispim com tendências autoritárias. Neno Vasco ensinava a tolerância dentro do sindicato, ser cético quanto sua posição e estar aberto a novas ideias. 


Nenhum comentário: