segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Origens de alguns termos empregados no estudo da História





1) Paleolítico e Neolítico - Expressão alcunhada por Sir John Lubbock

2) Mesopotâmia - Entre rios. Termo cunhado pelo historiador grego Políbio com o objetivo de designar a faixa de terra existente entre os rios Tigre e Eufrates.

3) Crescente fértil. Termo concebido pelo historiador Norte americano Breasted com o objetivo de designar a faixa de terra que vai do delta do Nilo ao golfo pérsico.

4) Diádocos e Epígonos - Termos cunhados pelo helenista Droysen com o objetivo de designar os herdeiros imediatos de Alexandre e seus sucessores.

5) Digesto, Institutas ou Pandectas - Designa a coleção de documentos sobre o direito romano mandada elaborar no século VI desta Era por Justiniano. O Responsável foi o jurista Trebonianus da Escola de Tiro.

6) Idade Antiga 'Antiqua' foi termo empregado primeiramente por Francesco Petrarca, o qual classificava sua própria época como 'Nuova'. Bruni (1442) e Biondo (entre 1430 a 1453) dividiram a História em três partes, e atribui-se a Biondo o termo 'Media tempestas' ou tempos médios. Singman (1999) no entanto declara que o termo fora cunhado em 1469 portanto seis anos após a morte de Biondo (1463). Ele se tornou padrão em 1683 quando Christopher Keller, Cellarius publicou sua História Universal Dividida nos Períodos Antigo, Medieval e Novo.

7) Ideologia - Termo cunhado por Destutt de Tracy em seu livro 'Les elements d'ideologie' 1801 a 1815 apud "A política da prudência" 2014 p 91

8) Socialismo - Termo cunhado por Pierre Leroux em 1838. Cf Antonio Piccarollo 1943

9) Sociologia - A noção foi cunhada pelo Visconde de Rouvray ou St Simon e o termo por seu secretário A Comte.

10) Ecologia - Termo criado pelo cientista Belga Ernest Haeckel. De oikos casa ou lugar.

Nenhum comentário: