domingo, 1 de agosto de 2021

Alguns avisos aos leitores desta 'Folha' digital - Tentativa de estabelecer uma programação fixa.


Diante do aumento substancial de leitores e apoiantes decidimos mais uma vez - Quanto a primeira iniciativa não fomos muito bem sucedidos. - ampliar o leque deste Blog, assumir uma dimensão estética mais ampla e dar maior espaço as artes. Isto é claro sem prejuízo de nosso conteúdo ordinário. Pois é esta 'Folha' dedicada antes de tudo ao "Ensaio" ou aquilo que chamamos comumente de artigos. E tentaremos publicar ao menos um artigo diário voltado para algum tema atual ou dedicado as Humanidades em geral.

Continuamos contando com o apoio de todos e pedindo a cada um de vocês amigos leitores que se possível compartilhem nossas publicações, indiquem aos amigos e sobretudo que consigam subscritores ou como dizem hoje seguidores. 

Desde já assumimos o compromisso de, ao atingir a média de 1.000 leitores, iniciar o sorteio de Livros, assim de clássicos como os Diálogos Platônicos, Cícero, Virgílio, Ovídeo, Descartes, Weber, Freud, Dante, Camões, Cervantes, Shakespeare, Moliére, etc A pretensão é sortear um livro por semana entre os que comentarem algum artigo ou aos que apresentarem algum novo apoiante. 

Por ora buscaremos - Como dito foi acima. - ampliar nossas publicações e estabelecer um roteiro semanal.

Na segunda poética publicaremos semanalmente uma poesia acadêmica - Preferencialmente um Soneto - seja de algum autor clássico ou de nossa autoria, se possível acompanhada por uma ilustração igualmente clássica. 

Na terça do medo tentaremos divulgar semanalmente o fragmento de alguma narrativa de terror sobrenatural, seja de algum autor reconhecido como S King, H P Lowecraft, Le Fannu, etc ou de nossa lavra. 

Na quarta abriremos espaço a alguma obra prima do Cinema ou do Teatro, editando sempre alguma obra clássica disponível, seguida por uma breve reflexão.

Na quinta erudita buscaremos editar algum Documentário dedicado a História, a Filosofia, a Sociologia, a Psicologia, etc o qual poderá ser em espanhol, italiano, francês ou mesmo inglês. Via de regra a origem dessa produção será alguma Associação cultural européia ou latino americana seja Universidade, Museu, Acadêmia, etc

Na sexta musical promoveremos algum tipo de tradição musical como o Jazz, o Bolero, o Fado, a Guarânia, o Rasqueado, o Sertanejo de raiz ou Caipira, o Samba Bahiano, etc 

No Sábado buscaremos publicar a resenha de algum livro e por fim no Domingo teremos o clássico ensaio geral dedicado a algum tema 'Humano' e, preferencialmente Ético.

Durante toda semana continuaremos a editar os costumeiros artigos, se possível diariamente.

Tais as alterações que pretendemos, se possível, iniciar a partir de Agosto deste ano - Ampliando assim o nosso cardápio cultural.

De modo que além de degustar artigos de qualidade possa degustar também de algum prazer estético seja literário, sonoro ou plástico.

Todavia para que a iniciativa dê certo contamos com seu decidido apoio. Há mais de uma década assumimos um projeto educativo gratuito voltado para meia dúzia de leitores. Até, num determinado momento, adquirir mais de quinhentos leitores diários... No entanto, devido a inevitáveis perdidos ou sumiços provocados por problemas de saúde, acabamos sempre por perder alguns deles. Agora, com a saúde normalizada retomamos nossa rotina e assumimos o desafio de conquistar novos leitores e apoiantes.

Apoiante aqui não é quem paga dízimo ou financia. Funcionário público honrado folgamos viver de nossos proventos e não fazer da educação uma fonte de lucro. Aqui não pedimos sua bolsa ou seu dinheiro mas apenas sua atenção. Aqui não estamos a serviço do Mercado ou do Poder político mas da Ética ou da virtude e nossa perspectiva é a socrática - Queremos formar consciências, queremos formar cidadãos, queremos beneficiar o corpo social como um todo... Nossa única pretensão é ensinar, educar e formar; fornecendo a quem quiser subsídios éticos relevantes.

Aqui não cedemos a pressões ou a intimidações, não nos submetemos, não nos curvamos, não servimos, mas resistimos. Não nos alinhamos. Não nos associamos. Não nos adaptamos a sistemas. Não colocamos nossas mentes em caixinhas. Temos a pretensão de ser livres, autônomos e originais. Não somos revolucionários, comunistas, anarquistas ou qualquer outra coisa... Não somos liberais economicistas, conservadores, cientificistas, positivistas, etc... Não somos pós modernistas, céticos, relativistas, subjetivistas, etc - E tampouco sectários cristãos, fundamentalistas ou fanáticos. E nos opomos a tudo isto...

Conhecem todos nosso compromisso antes de tudo com o Evangelho (Não Cristianismo formal e menos ainda bíblia.) de Cristo e em seguida com os valores humanistas que nos foram legados pela antiga Grécia, sobretudo pelas correntes socrático/platônica e aristotélica, até certa medida nós os assumimos. Assumimos e não dissimulamos ou afetamos neutralidade. Somos norteados por determinados princípios e valores - O primeiro de todos um zelo amoroso pela justiça, seja pessoal ou social! - os quais temos em conta de essenciais, verdadeiros e objetivos.

A única coisa que talvez uma dia ousaremos dispor ou vender aqui é o fruto de nosso engenho ou nossa produção artístico literária, assim nossos contos de ficção, além de algumas traduções de Clássicos, manuais e compêndios feitas por nós. A outra parcela de nossa produção literária também disponibilizaremos graciosamente a todos, como quem paga um tributo social. E quanto a possíveis ganhos obtidos com a venda de tais obras serão integralmente empregados com o objetivo de adquirir outros tantos livros e se possível de scanea-los, criando assim uma Biblioteca digital. Sempre tive a intensão de tornar publica minha Biblioteca pessoal com seus dez mil livros, muitos dos quais raros e esgotados. 

Claro que também pretendemos criar um Canal no Youtube. Com o objetivo de editar aulas e cursos gratuitos. Aqui todavia entramos num terreno mais difícil num momento em que o puritanismo de afiliação religiosa luta por restringir as liberdades e estabelecer uma verdadeira inquisição digital. Haja visto que o Arnaldo Taveira sequer pode pronunciar seus palavrões, enquanto Lutero, pai do protestantismo, podia registra-los livremente em seus escritos há menos de cinco séculos. 

Também queremos retomar nossa atividade como autor Teatral e musical. Isto todavia demanda certo tempo e esforço... O que após os quarenta... Isto com o objetivo de apoiar o Taveira e fazer tornar da tumba o estro ou a verve do nosso Gregório de Matos Guerra, outro clássico que jamais poderia circular pelo Facebook ou mesmo pelo Youtube nesses nossos tristes tempos de moralidade beócia...

Isto no entanto demandará algum tempo. Pois temos de dar um passo após o outro. O passo que pretendemos dar agora é aumentar o leque de nossas atividades e adquirir mais leitores e apoiantes, não dispostos a pagar mas certamente a divulgar. Quanto maior for o número dos cidadãos livres que nos apoiem tanto maior será nossa ousadia face aos liberticidas e adversários da liberdade.


"Seja propósito fiel de nossa parte,
Favorecer do nobre engenho a arte!"



Nenhum comentário: