domingo, 20 de abril de 2014

Pensamentos de um pascácio - CRISTIANISMO E LIBERALISMO ECONÔMICO

1 - Com que facilidade os pretensos 'católicos' imolam o 'espírito do Catolicismo' aos manes do protestantismo.

De fato a cada instante é o 'espírito Católico' sordidamente traído por papistas, anglicanos e mesmo Ortodoxos; e vão já nossos cristãos flertando com tudo que princípio ou doutrina alienígena...

Cultivam eles uma falsa e presunçosa confiança de que fazendo parte de estruturas 'episcopais' ou católicas estão imunes a contaminação ou a vírus protestante; mas não estão não... assim o supremo mistério da iniquidade consiste em terem sido as estruturas episcopais ou católicas cada vez mais invadidas e dominadas por um 'espírito' que lhes é contrário, o espírito do protestantismo...

De fato há um protestantismo assumido e coerente, que vive e floresce no seio do protestantismo e um protestantismo sutil difuso no seio de todas as estruturas episcopais...



2 - Quando os protestantes condenam o emprego da violência por parte dos comunistas e de certas facções anarquistas incorrem em contradição uma vez que seus reformadores recorreram a violência e força bruta contra o papado.

Quando os papistas condenam o emprego da violência por parte dos comunistas e de certas facções anarquistas e aplaudem as atrocidades cometidas pela inquisição mostram-se hipócritas...

Por que aos comunistas e anarquistas seria vedado empregar os mesmos métodos e recursos empregados por papistas e reformadores???

A igreja Ortodoxa no entanto ou o 'espírito Católico' conquistou o mundo antigo sem derramar uma gota de sangue que não fosse seu...

Assim o papado e a reforma, como Maomé; avançaram torturando e supliciando enquanto o Cristianismo primitivo avançou enquanto seus membros eram torturados e supliciados. Para bom entendedor meia palavra basta... estamos portanto diante de mais uma traição.

De fato o emprego da coerção é muito mais grave quando parte dos Cristãos... os quais com uma trave gigantesca nos olhos desejam soprar o cisco dos incrédulos rsrsrsrsrsrsrs....



3 - Insustentável a posição assumida por certos críticos das igrejas romana, anglicana e ortodoxa que acusam-nas de terem 'amancebado-se' com o poder político, quando as confissões a que pertencem foram igualmente fixadas por reis, nobres, parlamentos, etc Enfim pelo poder político dominante...

Que eram Filipe de Hesse senão um político? E que era o senado genebrino senão um poder politico???

Assim se as igrejas Ortodoxas e romana associaram-se politicamente a estruturas políticas de caráter mundano a reforma protestante é filha legítima desta mancebia...



4 - O protestantismo não apenas soube conciliar-se sem maiores dificuldades com o liberalismo econômico ascendente como foi - segundo Max Weber, Fanfani, Huxley, O brien, Tawney, etc - seu principal promotor.

De modo que F Engels pode defini-lo como uma padrão religioso essencialmente burguês...

Maritain parece relacionar - e com toda razão - esta afirmação do economicismo emergente, no seio do protestantismo, a tese luterana da salvação pela fé somente ou sem obras. A qual convertendo a doutrina Cristã em mero discurso ou teoria de caráter 'puramente espiritual' esvazia o campo da atuação humana... relegando a ação humana a 'polícia'... ao estado ou a iniciativa individual.

Outra coisa porém é querer, como querem alguns adeptos do anglicanismo, do papísmo e mesmo da ortodoxia; querem conciliar o 'espírito do Catolicismo' - com suas exigências e decorrências éticas totalizantes - com a 'cria' ou o filhote de Adam Smith e David Ricardo... aqui a contradição e incoerência saltam a vista.

Que alguns romanistas e ortodoxa apeguem-se as estruturas políticas, econômicas e sociais legadas pela antiguidade e a I Média; compreende-se perfeitamente... que olhem para o passado distante com certa nostalgia e e saudosismo acalentando restaura-lo compreendo-o. Agora que pretendam concilia-lo com o 'capitalismo'...

Assim se a dicotomia 'cristão' e 'liberal econômico' sabe perfeitamente a 'protestantismo' sob o ponto de vista totalizante do Catolicismo apresenta-se como uma fragmentação artificial e forçada da pessoa humana.



5 - Por definição de termos é impossível conciliar o liberalismo econômico com o 'espírito do Catolicismo'.

Pois enquanto este implica numa concepção ética da vida e das ações humanas, aquele defini-se como sistema autônomo ou fechado irredutível não apenas a limitações de caráter político mas a qualquer tipo de limitação, inclusive em termos de ética.

Alias para grande parte Escola encara as relações econômicas em termos de relações puramente matemáticas ou como se fossem equações; abstraindo por completo do elemento humano, o qual para ela parece deixar de existir com suas necessidades.

Não foi por mero acaso que o liberalismo econômico já foi pintado como sistema inumano e desumano pelo simples fato de ignorar por completo o elemento humano ou como dizem o 'capital humano'; cuja autonomia por sinal os mestres do sistema deploram enquanto o 'espírito Católico' - Levando adiante o ideal socrático - pretende ampliar...


6 - Nem podemos deixar de observar que a tradição da 'grande e antiga Igreja' (Ernest Renan) ou da Igreja dos Bispos, em sua totalidade, sempre pretendeu regular as ações e operações humana fornecendo-lhe normas precipuamente Cristãs.

Nem os Bispos, nem os Padres antigos, nem os doutores escolásticos; a semelhança do divino Mestre ou de seus apóstolos; pretenderam sugerir qualquer coisa POIS A IGREJA ANTIGA NÃO TRABALHAVA COM SUGESTÕES...

Pretendia ela de fato normatizar tudo quanto dizia respeito a volição humana e fornecer princípios e valores destinados a presidir o convívio não só entre os fiéis mas a convivência de modo geral. Subordinou pois a Igreja todas as ações e operações humanas - e portanto parte considerável do setor econômico, enquanto inserido num contesto humano - a uma finalidade em termos de ética e decretou que seus membros se submetessem a tais injunções...

Nunca e jamais admitiu a igreja em toda sua História as loucas pretensões desta escola surgida muito naturalmente num contesto protestante.

Justiça seja feita as igrejas romana e Ortodoxa por jamais terem admitido negociar em termos de 'Ética' ou de seu primado recuando diante dos clamores de Maquiavel, Lutero, Smith, Stirner, Comte e Kelsen alguns dos quais excomungou ou anatematizou e cujas teorias sinistras expôs no pelourinho da História.

Dos padres antigos - como Clemente romano - ao papa romano João XXIII, a orientação é uma só e o discurso uniforme: é a consciência Cristã que deve subministrar as relações econômicas certos princípios e valores! E ponto!!!


7 - Então a Igreja não reconhece a autonomia do setor econômico segundo os preceitos do liberalismo clássico???

Nem poderia reconhece-lo sem trair sua História, sua consciência e seu espírito!!!

Assumindo uma postura ou posicionamento tipicamente protestante...

Pois foi Lutero quem pela primeira vez em termos de Cristianismo separou as ações e operações humanas do mistério da salvação... convertendo nosso regime de vida numa espécie de teoria mística e SUBVERTENDO O MISTÉRIO DA ENCARNAÇÃO DE DEUS NO MUNDO MATERIAL.

Manteve-se a Igreja no entanto fiel a este padrão divino que é por assim dizer o fundamento mais remoto de nossa fé... exigindo consequentemente que a teoria Cristã se faça 'carne' regulando todas as ações e operações humanas e imprimindo-lhes um caráter ético.

Não pode a Ortodoxia ou o 'espírito Católico' desertar o terreno da imanência - em termos de ética- deixando-o ao alvedrio dos indivíduos numa perspectiva naturalista! Pois equivaleria isto rasgar o Evangelho!!!


8 - Foi Lutero que negou ser Jesus Cristo legislador e existir uma lei de Jesus Cristo, não a Igreja, não a Ortodoxia, não o Catolicismo para o qual Jesus Cristo é o único e supremo legislador para o gênero humano!

Assim também a economia receberá seus princípios do Evangelho, da tradição apostólica e da reflexão filosófica assumindo uma feição humana, humanista ou personalista na medida em que aspira pela implementação da justiça social e do bem comum.

Por outro lado como a Igreja não pode nem deve ela mesma exercer o mando ou a liderança política é evidente este poder - exercido democraticamente pela comunidade dos crentes e inspirado nos princípios e valores acima indicados - não só pode como deve regular as relações econômicas e interferir positivamente.

Será pois a comunidade política 'católica' uma comunidade ativa face ao setor econômico e não uma comunidade passiva e, consequentemente; norteada por ele.

Pois é manifesto que quando o fenômeno econômico não é regular, limitado e contido pelo poder político partindo de certas considerações de ordem ética ou humana; sobrepõem-se despoticamente sobre a todas as esferas da vida humana, degenerando em economicismo...


9 - Ora é evidentemente que entre o economicismo materialista e o Catolicismo há um abismo, e não se pode passar de cá para lá e vice versa, inconsequentemente...

Esta o Catolicismo voltado primariamente para necessidades humanas, éticas, espirituais, intelectuais, estéticas, etc as quais face aos imperativos do economicismo ou as exigências do Mercado passam a um segundo plano destruindo pela base seu ideal de vida Cristã. Por que apenas o protestantismo, numa perspectiva luterânica, abdicou deste ideal...

O Catolicismo não. A Ortodoxia jamais...

Pois antes de ser Ortodoxia é e sempre será um ORTOPRAXIA e entre esta ORTOPRAXIA e as pretensões acalentadas pelo liberalismo econômico não há possibilidade de acordo mas incompatibilidade absoluta!

Assim o odiado K Marx não cria nem produz uma sociedade economicista ou materialista; encontra-a pronta e acabada quando vem a este mundo e limita-se a descreve-la!!!

E quem produziu esta Sociedade apóstata senão o protestantismo??? Quem foi o grande responsável pela falência deste nobre ideal acalentado por nossos excelentes ancestrais senão a reforma protestante??? Lutero não Marx ou melhor CALVINO - pois Lutero ao iniciar sua revolução sequer sabia o que estava fazendo! -  não Marx; 'Ecce homo'!!! 
Enfim não pode o Catolicismo admitir ou aceitar esta realidade até certa medida implementada sob os auspícios do protestantismo. Pois seria admitir que o protestantismo ao plasmar a Sociedade 'perfeita' do economicismo ou do capitalismo superou-o!!!

Suprema inconsequência destes neo católicos imbecis admitir a excelência do sistema econômico vigente sem admitir a excelência do sistema religioso a que esta associado e que foi responsável por sua promoção e triunfo. Impossível admirar sinceramente a construção do sr Smith sem chegar a admirar o protestantismo e por consequência romper com o 'espírito Católico' que é sua anti tese.

Por uma questão que coerência todo liberal ou neo liberal deveria ser protestante ou incrédulo (ateu, materialista, etc), ou infiel; jamais Católico ou Ortodoxo.

- como advertem Alfred e Max Weber - laços de solidariedade social e cultural entre o protestantismo e o capitalismo; os quais devem ser analisados e julgados conjuntamente!!!



10 - Mas poderá a Igreja Episcopal fazer frente ao Liberalismo econômico???

Pois no momento presente parece não estar a altura deste encargo!

Então quem estará???

Os bolcheviques com seu ódio jurado a liberdade???

Tempo houve em que o Cristianismo soube desempenhar habilmente sua missão.

A ponto de merecer elogios dos ateus e materialistas.

O próprio Gibbons não reconhece, e com razão; que ele foi um dos fatores ou elementos responsáveis pela demolição do imperialismo romano???

De fato foi a Igreja episcopal ou o espírito Católico que assumiu e levou adiante até os dias atuais a paideia socrática, a qual; doutra forma teria muito provavelmente perecido com o antigo mundo que a viu surgir.

Então por que esta máquina teria perdido seu pique e andado em marcha lenta???

Porque alguns 'anti Cristos' como Palamas, Lutero, Calvino, substituíram o combustível divino i é o 'espírito Católico' pela água do neoplatonismo ou do espirito judaizante/protestante... foi assim que o automóvel da Igreja perdeu sua velocidade e força, passando a seguir o ritmo deste mundo ao invés de transforma-lo segundo seus imperativos...

Assim é necessário antes de tudo reformar ética ou moralmente o Cristianismo eliminando todos os resíduos agostinianos, palamitas, luterânicos, calvinistas, misticistas, etc NOS TERMOS DUMA ANTI REFORMA PROTESTANTE ou dum retorno radical ao espírito Católico, ao padrão niceno, a tradição patrística. É necessário retomar o padrão divino da Encarnação e mover guerra a espiritualidade descarnada e teórica dos neo platônicos; introduzida em parte da igreja pelos misticos e reformadores.

Destarte não tenho duvida alguma de que este automóvel não só tornara a correr como fará avançar a caravana da História.




Um comentário:

AF Sturt Silva disse...

http://www.diarioliberdade.org/brasil/resenhas/47774-impress%C3%B5es-sobre-o-livro-mem%C3%B3rias-do-cais-cartas-de-um-bagrinho.html