quarta-feira, 9 de abril de 2014

Palavras de um professor indignado ( A escola inclusiva ou 'para todos')!!! Parte I

Agora é todo um mundo que foi posto sobre os ombros de nossos professores.

Pois enquanto as famílias são sendo exploradas pelo mercado de trabalho, cumpre a eles não só instruir e informar mas sobretudo educar e formar...

E são cobrados por todos: pelo governo, pelas equipes gestoras e pelas famílias.

Afinal já é tão complexo instruir ou informar, quanto mais então educar pessoas que chegam a nós professores com princípios e valores já não diria diversos mas francamente antagônicos.

Então o educador se revolta e reclama E MUITAS VEZES CONTRA A PRÓPRIA NOÇÃO OU DEFINIÇÃO DE ESCOLA INCLUSIVA, sonhando com os áureos tempos da escola 'elitista' ou segura.

E nós educadores que com eles militamos em sala de aula dia a dia não podemos deixar de compreende-los ainda que não possamos concordar com eles.

Pois não podemos nem queremos deixar de apoiar a ideia ou teoria duma escola inclusiva e posta para todos segundo os princípios democráticos e socialistas.

Então nós não desejamos que estas crianças deseducadas sejam retiradas ou removidas de nossas salas e relegadas ao deus dará... ou que sejam negadas as oportunidades educativas a criança problema. Longe de nós tal atitude cruel e desumana! Alias seria apoiar o processo de massificação do ser humano segundo os interesses do sistema econômico.

Mas também não podemos deixar de questionar por um só instante até que ponto é possível corresponder as necessidades duma Sociedade economicista sem questiona-la!!! É evidente que devemos questionar esta Sociedade e por suas contradições e mazelas a mostra, sem permitir no entanto, que o aluno - que como o professor é uma vítima - acabe recebendo toda força deste impacto... que bem pode ser direcionado para outro lado.

Então direcionemos nossas críticas para o lado certo...

E já faço questão de observar que quando me refiro a 'governo' não estou - segundo a compreensão das pessoas mais simples - me referindo ao governo Federal (Dilma - PT) cujas intervenções e investimentos nesta área da educação julgo benéficos; mormente em comparação com tudo quanto foi feito (???) pelo governo anterior (FHC).

Refiro-me principalmente e antes de tudo ao governo do Estado de S Paulo (Alckmin PSDB) e a rede pública de ensino desta Unidade da Federação. A qual já adianto tem sido demolida já há vinte anos por iniciativa do então Mario Covas.

Basta dizer que esta rede exige de nós uma competência cujas habilidades não nos foram submistradas nos cursos de formação acadêmico/professoral. Cursos em que a maior parte de nós foi preparada mais PARA INSTRUIR/INFORMAR DO QUE PARA EDUCAR.

Grosso modo nossos normalistas sequer tem a consciência de que deverão atuar como educadores; acreditando que sua função limitar-se-a a instruir ou a informar o educando. Então quando chegam a nossas salas de aula e dão com a triste e dura realidade do momento presente, desistem ou desertam partindo para outras áreas.

Justamente porque ninguém prestou-lhes o grato favor de apontar as dimensões titânicas de sua futura profissão.

Mas o Estado não fornece cursos de capacitação, reciclagem, etc para seus professores???

Naturalmente que oferece e graciosamente.

Então por que os srs não fazem tais cursos e não se tornam aptos?

Primeiramente; como veremos mais adiante (nos próximos artigos), porque caso a fundamentação teorética oferecida por tais cursos seja séria; a primeira coisa que aprenderão É QUE O ESTADO NÃO LHES FORNECE OS MEIOS, CONDIÇÕES OU REQUISITOS MATERIAIS - EM TERMOS DE ESTRUTURA MATERIAL - PARA QUE CUMPRAM OU EXECUTEM TAL FUNÇÃO.

Afinal todas as escolas contam com ao menos um aparelho de DVD em cada sala de aula??? Com uma sala com no mínimo trinta computadores??? Com laboratórios de física e química bem organizados??? Com gabinete de ciências naturais??? Com salas de História e Geografia ambientalizadas??? Com pelo menos um ônibus para transportar os educandos??? Com um pequeno jardim ou espaço aberto???

Desculpe sr professor mas um Escola deste tipo não existe em lugar algum...

Então rasguem já as obras de Dewey, de Decroly, de Ferriére, de Claparéde, de Piaget, de Antipoff, de Wallon, de Vigotsky, de Freinet, etc - CUJA LEITURA É SOLICITADA PELOS CONCURSOS!!! - PORQUE A ESCOLA NOVA, ATIVA OU CONSTRUTIVA, OU INTERACIONISTA REVINDICADA POR ELES DEPENDE DE UM AMBIENTE OU SEJA DE UM ESPAÇO MATERIAL COM OS ELEMENTOS ACIMA CITADOS SOB PENA DE NÃO REALIZAR-SE!!!

Esqueceu-se o Estado de S Paulo de adequar sua praxis ao discurso vigente.

Pois oferece-nos espaços em que apenas se pode realizar a ultrapassada e mil vezes condenada ESCOLA TRADICIONAL, VERBALISTA, TEORÉTICA, INSTRUTORA...  que Mestre Amaral Fontoura descreve como uma "Heresia pedagógica".
Assim nossas escolas continuam atuando - por força de condicionamentos materiais - como na Idade Média ou na Antiguidade (NUMA ERA PRÉ COMENIANA OU PRÉ PESTALLOZIANA) e os palestrantes ou conferencistas discursando para um auditório sonolento, desinteressado e apático quando não francamente rebelado diante destes sermões insípidos!!! Querer que crianças e jovens do século XXI conforme-se com semelhante aberração é querer mudar-lhes a estrutura e violar-lhes a natureza!!!

Mude-se então a escola!!!

MAS O GOVERNO NÃO TEM DINHEIRO!!!

Amigo, este discurso pode até ter certo fundamento nos estados do Norte, Nordeste e Centro Oeste deste país. Quanto aos estados do Sul e Sudeste no entanto é absolutamente tendencioso!!!

Basta dizer que S Paulo ainda é o Estado mais rico desta nação, estado cujo PIB atinge quase dois terços se comparado com o da grande República Argentina! Então por que nossas escolas públicas e nossa educação não se assemelham nem de longe as do grande pais vizinho??? (É o trigésimo sexto PIB do mundo!!!)

E mesmo assim a maior parte de nossas escolas, enquanto ambiente material, reproduz o modelo do século XIX... O QUAL INVIABILIZA MATERIALMENTE A IMPLEMENTAÇÃO DE PROPOSTAS PEDAGÓGICAS MAIS ARROJADAS,  constrangendo o pobre educador a 'escola tradicional' E MULTIPLICANDO PROBLEMAS...

Não é de trens de última geração, estradas e rodovias para passear de automóvel que este estado precisa antes de tudo, mas de escolas materialmente sintonizadas com a educação do futuro e de aparelhamento na plena acepção da palavra. Acontece que o VLT, as rodovias, os viadutos, etc SALTAM A VISTA - constituindo excelente fator propagandístico - enquanto os efeitos da educação tardam a aparecer... além de exigirem vistas acuradas para serem bem apreciados.

Assim, diante desta inépcia ou omissão por parte da administração pública o PROFESSOR ASSUME MESMO A IMAGEM DE TAUMATURGO OU MILAGREIRO OBRIGADO A TIRAR LEITE DE PEDRA SOB PENA DE SER CRUCIFICADO por seus superiores.

A educação não dá certo??? Piaget e Wallon não são aplicados??? DE QUEM É A CULPA??? DO PROFESSOR, que é vagabundo inclusive, sugerem alguns...

O professor que se expõe a tomar um tiro dentro de sua sala de aula, a levar uma facada, a ser agredido, golpeado, surrado, achincalhado, etc É UM VAGABUNDO... Porque falta, fica doente, tira licença médica, etc MAS QUEM NÃO FICARIA FÍSICA E MENTALMENTE ABALADO DIANTE DE TÃO TERRÍVEL SITUAÇÃO???

Srs antes de conduzirem o professor ao calvário concedam-lhe meios materiais adequados para trabalhar, Médico algum faria melhor com instrumentos encontrados na pirâmide de Gizé...

Agora quanto a frequência dos professores ou o acesso deles aos tais cursos gratuitos, devo dizer antes de tudo que:

  • SENDO PESSIMAMENTE PAGOS A MAIOR PARTE DE NÓS PRECISA TER DOIS OU ATÉ TRÊS EMPREGOS PARA VIVER COM DECÊNCIA E DIGNIDADE.
  • TENDO FAMÍLIA DESEJAM ESTAR EM COMPANHIA DA MESMA, AO MENOS AOS SÁBADOS E DOMINGOS.
Quer o estado de SP que seu corpo professoral faça tais cursos?

Comece por propiciar um tempo excedente este corpo professoral.

Mas como???

Pagando um salario digno com que o educador possa manter-se sem ter de ocupar segundo cargo!

Assim ele terá tempo suficiente para aprimorar-se profissionalmente.

ESTE ESTADO NO ENTANTO RECUSA-SE OBSTINADAMENTE A EXECUTAR A LEI DO PISO.

A QUAL SE EXECUTADA GARANTIRIA AO PROFESSOR ESTE TEMPO EXCEDENTE DESTINADO AO PLANEJAMENTO DAS AULAS... AUMENTANDO A QUALIDADE DAS MESMAS E SUA RESULTANTE: A REALIZAÇÃO DO ENSINO...

Agora pai e mãe de aluno tire suas conclusões: se o governo - DO ESTADO DE SP - recusa-se a conceder este tempo excedente destinado ao planejamento das aulas e a melhoria de sua qualidade é porque deseja que seus professores ministrem péssimas aulas e que seu filho não aprenda...

NÃO QUEREM AULAS MEIA BOA??? ENTÃO NÃO FAÇAM INVESTIMENTOS MEIA BOCA!!!








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