É possível que parte de nossos leitores - Tendo em vista nossa insistência a respeito da estrutura material e da metodologia de ensino - acreditem que minimizamos o papel do amor, do carinho, do afeto e do respeito.
No entanto se nos apresentamos como realistas - em oposição aos idealistas - por enfatizar a importância da estrutura material e da metodologia, nem por isso caímos no erro dos materialistas e tecnicistas; ignorando a importância dos sentimentos e da afetividade na dinâmica do processo.
Pelo simples fato de termos folheado Pestallozi, Wallon, Rogers, etc não poderíamos ignora-lo.
Esposando a opinião daqueles que como Skiner acreditam que a adoção de uma metodologia correta permite ao educador ensinar praticamente qualquer coisa a qualquer aluno, pouco importando se este educador gosta ou não daquilo que faz ou se cria ou não cria vínculos afetivos com sua turma; o que, para os materialistas é irrelevante.
Mas não para nós.
Grosso modo não excluímos nem o sentimental ou afetivo como os materialistas, nem o material ou metodológico como os idealistas; mas acreditamos que a afetividade e a oferta de uma estrutura material disposta para a 'Escola ativa' são fatores igualmente importante e que devem estar associados um ao outro.
Então reconhecemos sem maiores problemas que o motivacional dos educadores e educandos interfere e muito no processo educativo.
Todos sabemos que o simples fato do aluno identificar-se com o Mestre, ama-lo, respeita-lo; leva-o - por obra e graça da associação psicológica - a interessar-se pela matéria ensinada por ele e a aprecia-la. Sucedendo-se o mesmo quando o aluno nutre sentimentos negativos por seu professor. Sentimentos que não tarda a transferir para a disciplina ministrada por ele com grande prejuízo do aprendizado.
Agora se o sentimento faz toda diferença num ambiente pedagogicamente adequado e provido de instrumental técnico eficiente; quanto mais diferença fará num ambiente infenso como a escola tradicional, paralítica ou bancária???
De modo que na falta duma estrutura material que permita Renovar a escola e agir segundo os preceitos do escolonovismo o amor, a estima, o carinho, o afeto e o respeito mútuo serão a única tábua de salvação!!!
O carinho, a estima, o afeto, a confiança, a fé (nos alunos é claro), o otimismo, etc serão os únicos meios porque o educador (Abandonado pela administração pública e incompreendido por seus superiores hierárquicos.) se fará capaz de - dentro de certos limites - superar as deficiências materiais e metodológicas impostas pelo meio.
Não é que vá ele fazer milagre; fará no entanto como já dissemos toda diferença. Pois atingirá uma porção da clientela que sem ele não seria atingida... embora alguns fiquem fatalmente prejudicados, como já, dissemos em vista da incúria metodológica.
Pelo simples fato de que o educador 'humanista' criara ele mesmo formas 'sui generis' de reintroduzir o lúdico no processo educativo, investigando a respeito de 'jogos pedagógicos', de estratégias dinâmicas e agradáveis, etc Investindo inclusive parte de suas parcas economias com o objetivo de adquirir ou produzir ele mesmo este precioso material QUE O ESTADO, que apenas cobra, aponta, julga e condena, não lhe oferece!!!
Quanto educador amigo não comprou o material froebeliano ou o material dourado de Montessori tendo em vista potencializar o aprendizado de suas turmas???
Quantos deles não tem fotocopiado seus testes (no caso mais interessantes como cruzadinhas, mensagens cifradas, etc) e graciosamente oferecido aos educandos, de modo a afastar-se do já manjado questionário!!!!???
Quantos não adquirem livros, gibis, revistas, figuras, etc com o intuito de tornar suas aulas mais atrativas e e agradáveis!!!
ENQUANTO NOSSOS SUPOSTOS REPRESENTANTES APOSSAM-SE DO ERÁRIO com o objetivo de viajar para a Disney ou fazer ternos de linho fino!!!
Diante disto que moral tem este governador e seu secretário para apontarem para nossos heróis da educação e pre julga-los???
Desçam a arena da educação que são nossas escolas e apercebam-se do quanto a estrutura material das mesmas esta ultrapassada em mais de século!!! Entrem em nossas salas e tomem conhecimento do quanto parte de nossos colegas tem feito com o objetivo de suplementar tais condições anacrônicas!!!
Pois enquanto os srs investem nosso dinheiro em seus próprios bolsos, mantendo um salário gigantesco e uma série de privilégios vergonhosos; nossos professores, pagos com este salário de fome, mas impulsionados por um amor imenso, chegam a destinar parte de seus minguados recursos ao bem estar daquelas pequenas almas que lhes foram confiadas!!!
Então não nos incomodamos com seus juízos de muito pouco valor Dr Alckmin!!!
O professor humanista e solidário tem sua consciência e esta vale mais do que todos os deputados deste estado somados e multiplicados!!!
É graças a ele apenas que parte de nossas crianças e jovens ainda não tombou na imbecilidade completa, entregue como está a um sistema de ensino cujos prédios, o regimento e a metodologia remete-nos ao Brasil colônia, quando não nos remetem a caserna ou a fábrica...
Agora direi onde não há amor, nem respeito, nem humanidade...
Certamente não há nem amor, nem respeito, nem humanidade; numa gestão pública (refiro-me ao governo de Sampa - PSDbesta) que por cumprir com suas graves obrigações deveria ter investido na renovação material e estrutural de seus estabelecimentos de ensino possibilitando de fato a implementação da escola nova ou ativa!!! Aqui o que houve e há é omissão apenas! Desleixo! Incúria! Associada a um discurso artificioso e aparente!!!
Aqui como sempre houve apenas oportunismo crasso... objetivando o fracasso do objeto educacional. Com finalidades politicas obviamente...
Nenhum comentário:
Postar um comentário