quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Então é natal...







Mais um natal, em nada diferente dos anteriores pelos quais passei. Particularmente odeio o natal por alguns motivos:

1) Consumismo e alienação ao extremo;
2) Subversão da mensagem e dos valores;
3) Festa da família feliz;

Vamos analisar cada um dos motivos rapidamente.

1) Consumismo e alienação ao extremo: Tenho percebido que cada vez mais as festas de natal começam mais cedo, vi uma casa com enfeites de natal na segunda semana de novembro; O Natal é uma festa para se gastar sem controle.

2) Subversão da mensagem e valores: O natal deveria celebrar o nascimento de Jesus, ao menos para os cristãos. O nascimento de Jesus que afirmou ter vindo para evangelizar os pobres, libertar os cativos e curar os enfermos. (Lc 4,17-21)
O natal hoje é um natal hedonista, natal para ricos, felizes, bonitos e saudáveis. Jesus, penso eu, não deve gostar de ser celebrado desse modo, como se ele tivesse vindo para os opulentos deste mundo, como se tivesse vindo para oprimir ainda mais os pobres. Jesus não é celebrado, mas sim a figura mítica e patética do papai noel. Aliás, as crianças conhecem mais o velho gordo do que o menino Jesus. O problema é que Jesus veio para os pobres e o papai noel veio para os ricos, sim para os ricos, é ele que ajuda a encher os cofres dos grandes comerciantes.

3) Festa da família feliz: Quantas e quantas famílias brigam e se odeiam o ano inteirinho, mas chega o natal, desculpam-se uns aos outros e confraternizam. Passadas as festas de fim de ano, começa tudo outra vez. O natal é uma ótima oportunidade para praticar a hipocrisia.

São esses motivos que me levam a sentir ojeriza por essa festa, que nada mais é do que a festa do consumismo e da hipocrisia. E como não sou nem consumista nem hipócrita...

A propósito eu celebro o natal sim, mas no dia 07 de janeiro. Aos cristãos sinceros que celebram o natal Feliz Natal. Aos que celebram por que tem que se celebrar, só lamento.

Nenhum comentário: