quarta-feira, 17 de junho de 2009

Ser professor

Ser professor hoje em dia não é fácil. Ganha-se pouco e os alunos não respeitam os professores. Sinto isso na pele. Sou professor eventual de uma escola pública. Para um professor efetivo e contratado a situação já é difícil, imagina então para eventual que nada mais é, do que um tapa-buracos.

Os alunos não querem aprender, bagunçam o tempo todo, xingam, colocam apelidos e tudo isso acaba desestimulando os professores. Outro dia assisti uma cena deplorável. Os alunos de um primeiro colegial noturno, fizeram uma bola enorme de papel e jogaram perto de mim. Imaginem só de onde tiraram os papéis, de um livro didático de geografia enviado pelo governo, Sociedade e Espaço - Geografia Geral e do Brasil - José William Vesentini. Tive que chamar a inspetora que por sua vez chamou a vice-diretora para tomar as providências cabíveis.

Fico pensando o que é que leva alunos a rasgarem um livro inteiro de geografia para fazer uma enorme bola de papel? O livro é dinheiro de nossos impostos. É patrimônio da escola! Será que se os seus pais tivessem que desembolsar R$ 40, 00 ou R$ 50,00 eles rasgariam os seus próprios livros? Creio que não. Isso só demonstra o grau de barbaridade em que vivemos. Que os alunos não só querem aprender mais odeiam o estudo e por odiarem se tornarão medíocres, marionetes nas mãos dos políticos.

Ainda há pouco entre num segundo colegial e os alunos me disseram que geografia não serve para nada, que saber ou não o que são latitudes e longitudes em nada vai mudar suas vidas. E da história disseram que é algo inútil e quem vive de passado é museu.

Se a juventude é o futuro do Brasil, bem vejo que o futuro de minha cidade e de meu estado não é promissor, espero que em outros lugares do Brasil a situação não seja assim tão caótica.

5 comentários:

CH disse...

Realmente, dói ver a situação do ensino no Brasil. Ainda mais se abordarmos a questão da violência. Como um professor pode impor respeito e disciplina se o aluno tem coragem de agredi-lo até fisicamente?

Sobre a história não servir pra nada, e outras desculpas para não estudar, dá-lhe um tapa no rapazinho e depois de 5 minutos tenta dar outro, se ele desviar, vai ter que admitir que aprendemos com o passado para evitar que ele se repita.

Só brincadeira, óbvio. Mas imaginar isso durante a aula pode ser relaxante, rs.

Fernando Rodrigues Felix disse...

Uma ex-professora minha da faculdade, disse-me certa vez que um aluno numa escola estadual de Guarujá, pegou uma arma e apontou para a cabeça de uma professora exigindo nota azul, caso contrário, ele estouraria seus miolos.
Ela deu a nota que o marginalzinho pediu, a arma era de brinquedo e ele era menor de idade.

O passado que importa pra eles, é o passado deles e não o passado da sociedade, criaturas totalmente alienadas e desprovidas até mesmo do senso comum.

Roseane S. Barros disse...

Fernando, a má formação familiar está gerando esse tipo de aluno citado por você e com certeza, muitos outros professores de hoje (infelizmente), em escolas públicas e particulares. Os pais não se sentem mais responsáveis por seus filhos, é o que observo como educadora e mãe! Eu disse educadora,porque me considero uma, sim! Isso vai na alma...rs. Pois acredito ainda no estudo e na cultura como formas de ampliar horizontes e crescer como ser humano. Há muitos que não valorizam a educação, então concentre-se na minoria, naqueles que querem e precisam evoluir. Continue sendo um "preocupado educador", pois é dessa preocupação que nascem e se formam os "melhores professores"! Parabéns, amigo! Pelo Blog e por sua consciência social e política, você será um dos poucos que chegará longe... Abraços!

Fernando Rodrigues Felix disse...

Obrigadíssimo pelo bálsamo de suas palavras Ane.

Unknown disse...

Estou lendo seu blog, e estamos em 09 de setembro de 2016 e... Constato que nada mudou, somente piorou um pouco mais devido ao aumento notícias nas mídias sobre a desvalorização e ameaça aos professores de todos cantos do país. Tens razão em dizer que educação vem de berço (post anterior), por que o professor tem a função de lapidar a pedra bruta dando linhas e formas. Bons modos e educação vem dos pais, de casa, porém cadê os pais, cadê as casas desses jovens? Não existem! Reunião de país, quem comparece?

Parabéns pelo empenho e dedicação. Torço que você ainda tenha essa garra e determinação, pois eu desisti.

Obrigado por excelentes conteúdos.